Alguns aspectos das relações virtuais no processo de aprendizagem: um experimento

DSpace Repository

A- A A+

Alguns aspectos das relações virtuais no processo de aprendizagem: um experimento

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Maia, Luiz Fernando Jacintho pt_BR
dc.contributor.author Sousa, Tânia Aparecida Furtado de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T03:09:49Z
dc.date.available 2012-10-20T03:09:49Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 188848 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83762
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho de dissertação aborda uma análise qualitativa entre as relações virtuais e presenciais no processo ensino/apredizagem. Baseando-se em um experimento realizado em uma turma de um curso superior de pedagogia, dividida em dois grupos: o primeiro manteve, durante todo o experimento, apenas relações presenciais com o professor; e o segundo grupo, apenas relações virtuais. Na análise, decorrente do experimento, constatou-se a necessidade do uso conjunto das relações virtuais e presenciais como a melhor forma de aproveitamento do uso da tecnologia da informação e da comunicação, reforçando o paradigma da Informática na Educação. Observou-se, também, que no grupo cujas relações eram apenas virtuais, uma demanda de relações presenciais, bem como no outro grupo, com relações apenas presenciais, uma demanda de relações virtuais. É como se cada grupo tivesse algo a perder: a ausência física do professor, no grupo das relações virtuais, em um certo "atraso" tecnológico, no grupo de relações presenciais. pt_BR
dc.format.extent iii, 115 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Ciência da computação pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Inovações tecnológicas pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.title Alguns aspectos das relações virtuais no processo de aprendizagem: um experimento pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
188848.pdf 971.2Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar