dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Maia, Luiz Fernando Jacintho |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Sousa, Tânia Aparecida Furtado de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T03:09:49Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T03:09:49Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
188848 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83762 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho de dissertação aborda uma análise qualitativa entre as relações virtuais e presenciais no processo ensino/apredizagem. Baseando-se em um experimento realizado em uma turma de um curso superior de pedagogia, dividida em dois grupos: o primeiro manteve, durante todo o experimento, apenas relações presenciais com o professor; e o segundo grupo, apenas relações virtuais. Na análise, decorrente do experimento, constatou-se a necessidade do uso conjunto das relações virtuais e presenciais como a melhor forma de aproveitamento do uso da tecnologia da informação e da comunicação, reforçando o paradigma da Informática na Educação. Observou-se, também, que no grupo cujas relações eram apenas virtuais, uma demanda de relações presenciais, bem como no outro grupo, com relações apenas presenciais, uma demanda de relações virtuais. É como se cada grupo tivesse algo a perder: a ausência física do professor, no grupo das relações virtuais, em um certo "atraso" tecnológico, no grupo de relações presenciais. |
pt_BR |
dc.format.extent |
iii, 115 f.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Informatica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciência da computação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Inovações tecnológicas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Alguns aspectos das relações virtuais no processo de aprendizagem: um experimento |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |