Mudança de comportamento: uma estratégia de desenvolvimento e crescimento das organizações

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Mudança de comportamento: uma estratégia de desenvolvimento e crescimento das organizações

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Menezes, Emilio de Araujo pt_BR
dc.contributor.author Barbosa, José Gonçalves pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T03:06:03Z
dc.date.available 2012-10-20T03:06:03Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 190639 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83755
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Pesquisa que aborda a questão da mudança de comportamento, como uma estratégia de desenvolvimento e crescimento das organizações, objetivando investigar, até que ponto a mudança de comportamento pode ser considerada como uma maneira hábil de administrar o desenvolvimento e crescimento das organizações. Tudo isso porque o ambiente empresarial mundial vem sendo palco de transformações cada vez mais rápidas, bruscas e expressivas na forma de fazer negócios e conduzir as empresas. Assim, transformar a força de trabalho passou a ser o maior desafio estratégico enfrentado pelas empresas que esperam ter sucesso no século que se inicia. Entretanto, a transformação dos empregados não será automática, rápida e nem mesmo fácil, tendo em vista que ela desafia um século de tradições e requer que a organização vá contra a corrente da nossa cultura contemporânea. A análise mostra que a mudança de comportamento é algo inevitável e para que a mesma ocorra em qualquer organização, cada indivíduo deve pensar, sentir e fazer algo diferente, tendo em vista ser o homem a base da mudança. Mesmo as empresas de grande porte, onde milhares de empregados devem compreender suficientemente as estratégias da empresa, os gerentes precisam conquistar individualmente os seus adeptos, pois esta conquista visa à transformação da empresa, através das pessoas e da sua cultura. Vê-se assim que a mudança é importante para a revitalização empresarial, pois não se muda toda a cultura de uma organização em um só dia. Muitas vezes esta cultura é baseada em sistemas que valorizam a competitividade e a não colaboração entre os funcionários, além do próprio autoritarismo e da burocracia, que são fatores que impedem a criatividade. Todavia, com a determinação necessária, isto pode ser feito de médio a longo prazo, dependendo da conscientização de seus dirigentes. pt_BR
dc.format.extent 108 f.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Comportamento organizacional pt_BR
dc.title Mudança de comportamento: uma estratégia de desenvolvimento e crescimento das organizações pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Pereira, Mauricio Fernandes pt_BR


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