EFL reading teachers' procedures in Florianópolis public schools: a case study

DSpace Repository

A- A A+

EFL reading teachers' procedures in Florianópolis public schools: a case study

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Tomitch, Leda Maria Braga pt_BR
dc.contributor.author Nóbrega, Daniela Gomes de Araújo pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T03:03:13Z
dc.date.available 2012-10-20T03:03:13Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 182191 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83750
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras-Inglês. pt_BR
dc.description.abstract A finalidade deste trabalho é analisar o que os professores de Inglês fazem em suas aulas de leitura e investigar quais os objetivos deaprendizagem que eles enfatizam no ensino de leitura, e qual o tipo de resposta que eles estimulam nos alunos. Vinte professores e 120 alunos de escolas públicas de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, participaram da pesquisa. Os dados deste estudo vieram de entrevistas com estes vinte professores, de doze horas de observações de aulas com dois dos vinte professores entrevistados, e a aplicação de um questionário a estudantes que assistiram às aulas observadas. Os resultados da entrevista revelaram que a maioria dos professores procura enfatizar o estudo do vocabulário, pronúncia através de leitura em voz alta, mais atividades de leitura passiva do que ativa e questões que lidam com compreensão no nível literal. No que diz respeito à observação de sala de aula, os resultados mostraram que o(a) Professor(a) A procura basear suas aulas seguindo uma pedagogia mais tradicional do ensino de leitura; ensino este que se assemelha com a abordagem direta, o modelo ascendente de leitura e com a metodologia focalizada na testagem. Sobre o(a) Professor(a) B, os resultados demonstraram que este(a) professor(a) parece ser mais consciente em treinar os estudantes para praticar as estratégias de leitura aplicando atividades que encorajam a aprendizagem cooperativa. Os resultados referentes aos questionários dos estudantes indicaram que eles parecem acreditar que os principais objetivos de aprendizagem no ensino de leitura em Inglês como Língua Estrangeira são o estudo do vocabulário e a pronúncia das palavras. De acordo com eles, é por meio da tradução que eles podem entender o que eles lêem em Inglês. Este estudo, portanto, foi uma tentativa de descrever o perfil dos professores de Inglês no ensino de leitura e também determinar o tipo de respostas que estes professores costumam motivar nos seus estudantes do ensino secundário de duas instituições educacionais do sul do Brasil. pt_BR
dc.format.extent XIII,129f.| tabs. pt_BR
dc.language.iso eng pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Lingua inglesa pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Primeiro grau) pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Leitura pt_BR
dc.title EFL reading teachers' procedures in Florianópolis public schools: a case study pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
182191.pdf 1.932Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar