O uso do computador no ensino para formar, processar, gerenciar informações e construir conhecimento: visão diagnóstica

DSpace Repository

A- A A+

O uso do computador no ensino para formar, processar, gerenciar informações e construir conhecimento: visão diagnóstica

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ulbricht, Vania Ribas pt_BR
dc.contributor.author Silva, Marilza Oliveira Seixas da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T02:57:42Z
dc.date.available 2012-10-20T02:57:42Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 185262 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83742
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O sucesso de qualquer atividade está diretamente relacionado ao trabalho e ao uso adequado dos recursos disponíveis para sua execução. Neste trabalho procura-se evidenciar, através de um diagnóstico, como o uso do computador está sendo feito numa escola pública de Belo Horizonte. Esses recursos, hoje disseminados em todas as atividades, como ferramentas de apoio ao trabalho, são fundamentais para a melhoria do processo ensino/aprendizagem, desde que inseridos num planejamento escolar e que tenham a efetiva participação dos diversos atores envolvidos, em especial professores, alunos, direção escolar e comunidade escolar. Ao pesquisar 20 (vinte) alunos de um total de 336, do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Municipal Marconi, de Belo Horizonte, que manusearam os computadores no laboratório de informática, com a assistência de um professor, no horário extraclasse, com observação da pesquisadora e de uma estagiária, evidenciou-se que, simplesmente, o uso do computador foge à rotina dos alunos e gera expectativa agradável, tornando o ambiente escolar mais motivado. Ao serem entrevistados 08 (oito) professores, sendo um de cada disciplina (Matemática, Português, Geografia, História, Química, Biologia e Literatura), apurou-se inexistir uma cultura que incentive o uso dos recursos de informática, em suas aulas. Falta preparação dos professores e infra-estrutura adequada para essa prática educacional. Diante do constatado, a sugestão é no sentido de que a direção da escola encontre mecanismo que lhe permita nomear uma pessoa especialmente, para dar as aulas usando o computador, ou seja, conduzir as aulas no laboratório, junto com os alunos, para que façam cursos e estudos de maneira a estarem preparados para gerenciar e conduzir projetos tecnológicos com o uso do computador. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.title O uso do computador no ensino para formar, processar, gerenciar informações e construir conhecimento: visão diagnóstica pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
185262.pdf 0bytes PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar