A formulação das estratégias da empresa em um ambiente de aglomeração industrial

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A formulação das estratégias da empresa em um ambiente de aglomeração industrial

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Casarotto Filho, Nelson pt_BR
dc.contributor.author Orssatto, Carlos Henrique pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T02:28:32Z
dc.date.available 2012-10-20T02:28:32Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 182951 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83695
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa foi desenvolvida no município de São João Batista, que é considerado o núcleo de um "pólo calçadista emergente". O trabalho de campo foi desenvolvido através de em estudo multicaso, utilizando de modo conjunto o modelo do diamante (Porter, 1999), o modelo do mix estratégico (Casarotto, 1995) e o modelo Integrator Valuator (Fuchs et al., 2000). Como resultados gerais identificou-se que a inserção no pólo regional não contribui, positiva ou negativamente, na tomada de decisão estratégica. Existem sinergias, promovidas pela proximidade, porém a exploração destas sinergias é incipiente. As empresas possuem um mimetismo estratégico bastante grande, mas um debilitado nível de agregação, sendo incapazes de promover a competitividade local, devido aos fracos nexos (entrelaçamentos) seja na constituição de redes horizontais, ou nas relações verticais, que poderiam fortalecer as estratégias individuais e o comportamento competitivo de todo o conjunto. De imediato, existe a necessidade de maximizar as sinergias através de alianças e de acordos de cooperação buscando a complementaridades e soma de competências. O estímulo à cooperação deve centrar-se em combinar: a) produção em grande escala com flexibilidade e respostas rápidas; b) especializações com perfis diferentes para ganhar economias de escopo; e c) aproximação e aprendizado mútuo entre fornecedores e produtores locais. A aplicação do modelo de pesquisa permitiu a identificação da formação de sub-agrupamentos diferentes dentro do âmbito do pólo. Poucas empresas agindo de modo prospectivo, no geral prevalece o comportamento analista, do tipo responsivo, não pró-ativo, tendendo para a atuação em direção de nichos, com uma fraca organização de estruturas comuns e principalmente transformação da cultura em direção à cooperação. Diante dos resultados apresentados, é possível reconhecer a utilidade do modelo em relação a identificação do comportamento competitivo e do padrão estratégico desenvolvido por empresas em ambientes de aglomeração industrial, podendo ser utilizado em situações semelhantes a estudada. pt_BR
dc.format.extent XIII,223+14f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Concentração industrial pt_BR
dc.subject.classification São João Batista (SC) pt_BR
dc.subject.classification Conglomerados (Empresas) pt_BR
dc.subject.classification São João Batista (SC) pt_BR
dc.subject.classification Planejamento empresarial pt_BR
dc.subject.classification Concorrencia pt_BR
dc.subject.classification Desempenho pt_BR
dc.title A formulação das estratégias da empresa em um ambiente de aglomeração industrial pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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