dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rodriguez Martins, Alejandro |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Romanó, Rosana Schwansee |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T02:23:05Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T02:23:05Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
197798 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83686 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Com a crescente evolução das tecnologias da comunicação, inúmeros são os recursos hoje disponíveis para a construção de um ambiente para a aprendizagem colaborativa. Este trabalho analisa as características de uma comunidade virtual, que complementa a aprendizagem presencial para o ensino fundamental de 5ª a 8ª séries. Dentro desta nova realidade muda a postura do professor, que já não se limita mais a um mero transmissor do conhecimento, mas um guia, um mediador, co-parceiro do aluno, buscando e interpretando de forma crítica as informações. E o educando passa a ser um participante ativo neste processo de aprendizagem, interagindo e tendo um senso de posse dos objetivos do aprendizado. A partir dos resultados obtidos através da pesquisa de campo, são analisadas as dificuldades enfrentadas por educadores e educandos na utilização de um ambiente colaborativo, bem como os benefícios que estas práticas trazem para a educação. Consequentemente são apresentadas características de ferramentas que constituem um ambiente de aprendizagem colaborativo adequado, sempre tendo em mente que hoje educar e aprender é bem mais do que transmitir e receber informação:écomunicar informação e gerar conhecimento. |
pt_BR |
dc.format.extent |
102 f.| il., tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino auxiliado por computador |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.title |
A utilização de ambientes virtuais para a aprendizagem colaborativa no ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |