Agências de propaganda versus mercado anunciante: a adaptação de agências de propaganda de Florianópolis às novas tenologias, mídias e mudanças no mercado anunciante

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Agências de propaganda versus mercado anunciante: a adaptação de agências de propaganda de Florianópolis às novas tenologias, mídias e mudanças no mercado anunciante

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Loch, Carlos pt_BR
dc.contributor.author Cunha, Carlos Eduardo Freitas da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T01:54:10Z
dc.date.available 2012-10-20T01:54:10Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 186269 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83635
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Esta tese nasce de um importante questionamento que permeia a atividade publicitária no atual contexto mundial dinâmico, globalizado e competitivo: como as agências de propaganda de Florianópolis e, por extensão, de Santa Catarina, estão se adaptando ao surgimento de novas tecnologias, ferramentas e mídias e também às mudanças ocorridas no mercado? Com base nessa questão edificou-se este estudo, que tem como objetivo prioritário analisar como estas agências estão posicionando-se e adaptando-se ao surgimento de novas tecnologias, ferramentas e mídias e também às mudanças ocorridas no mercado anunciante (clientes), tomando como referência as percepções de ambas as partes. A tese também confronta as tecnologias e métodos usualmente utilizados pelas agências locais para fidelizar seus clientes, com as necessidades de marketing (e, especificamente, de propaganda) destes. Além disso, considera os aspectos éticos da propaganda que acabam influenciando, positiva ou negativamente, a opinião pública. A pesquisa conduzida é predominantemente quantitativa, sendo também qualitativa. Foram feitos questionários, aplicados em agências de propaganda e anunciantes localizados na região da Grande Florianópolis. Com relação ao grau de complexidade a pesquisa é do tipo descritiva, fazendo uso do estudo de caso e complementada por pesquisa bibliográfica. O trabalho conclui, em linhas gerais, que as agências locais estão muito aquém das necessidades dos anunciantes, sobretudo se comparadas as maiores agências brasileiras. Contudo, os publicitários estão conscientes de que precisam aprimorar suas organizações, tanto em tecnologia como em qualificação do capital humano. E, para isso, precisam do apoio do mercado anunciante, configurando-se assim o fechamento do sistema. pt_BR
dc.format.extent ii, 209 f.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Propaganda pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sociais pt_BR
dc.subject.classification Marketing pt_BR
dc.subject.classification Agencias de propaganda pt_BR
dc.subject.classification Planejamento pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.title Agências de propaganda versus mercado anunciante: a adaptação de agências de propaganda de Florianópolis às novas tenologias, mídias e mudanças no mercado anunciante pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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