Competências necessárias à formação de profissionais de informática: um estudo exploratório na região de Joinville

DSpace Repository

A- A A+

Competências necessárias à formação de profissionais de informática: um estudo exploratório na região de Joinville

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Camargo, Cornelio Celso de Brasil pt_BR
dc.contributor.author Souza, Lourivani Bastos de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T01:40:59Z
dc.date.available 2012-10-20T01:40:59Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 231067 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83614
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O principal propósito deste trabalho é apresentar uma análise e identificação, consistente e criteriosa das competências necessárias vinculadas ao profissional desejado para admissão nas empresas prestadoras de serviços em informática e/ou empresas que têm na informática uma atividade de apoio ao seu negócio fim. Buscando retratar características e temas necessários a serem abordados nos currículos dos cursos profissionalizantes de informática. Num primeiro instante, procura-se argumentar a evolução que vem ocorrendo no contexto mundial, ao que se remete uma nova relação do homem com o trabalho. Mais adiante, ressalta-se a educação profissional, sob os aspectos das novas reformas curriculares e o porque da discussão deste tema, pois a questão das reformas curriculares não aparece no contexto nacional como novidade e, sim, enfatiza e reforça mudanças refletidas num contexto mundial, as quais historicamente vêm afetando e espelhando as reformas de contexto nacional. Noutro instante, busca-se fundamentar a historicidade dos cursos de educação profissional, os quais diante do cenário acima citado, têm seu momento geracional provindo desse espelhamento externo e se põem a ser incutidos à cultura nacional. Para reafirmar as mudanças evidenciadas no primeiro enfoque, percebe-se então a necessidade de conceituar a questão das competências e sua abrangência no âmbito profissional; para só então, tornar dinâmico e passível de entendimento o trabalho de pesquisa realizado. Isto significa dizer que apenas estudos pertinentes às competências, competências emergentes, conhecimento, habilidade e atitudes são inseridos na literatura das competências organizacionais e das competências individuais e específicas. The main purpose of this work is to present an analysis and identification, consistent and critical of the necessary competences linked to the professional's who wanted for admission in the companies of services in computer science and/or companies that have in the computer science a support activity to its business end. Looking for to portray characteristics and necessary themes be approached in the records of the courses in computer science. In a first instant, it tries the evolution that comes happening in the world context to argue, to the that a new relationship of the man is sent with the work. Further on, the professional education is stood out, under the aspects of the new reforms in the records and because of the discussion of this theme, because the subject of the records reforms doesn't appear in the national context as novelty and, yes, it emphasizes and it reinforces changes contemplated in a world context, the ones which historically come affecting and mirror the reforms of national context. In another instant, it is looked for to base the history of the courses of professional education, the ones which before the scenery above mentioned, they have its moment coming burn of that external mirrored and they become to be put into the national culture. To reaffirm the changes evidenced in the first focus, it is noticed the need to consider the subject of the competences and its inclusion in the professional ambit; for only then, to turn dynamic and understanding passed the accomplished research work. This means to say that just pertinent studies to the necessary competences, emergent competences, knowledge, ability and attitudes are inserted in the literature of the interprise competences and of the individual and specific competences. pt_BR
dc.format.extent [127] f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Ensino profissional pt_BR
dc.subject.classification Joinvile (SC) pt_BR
dc.subject.classification Competencia pt_BR
dc.subject.classification (Autoridade legal) pt_BR
dc.title Competências necessárias à formação de profissionais de informática: um estudo exploratório na região de Joinville pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
231067.pdf 14.10Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar