Um modelo para a implantação de um Data Mart de Clickstream para empresas provedoras de acesso à internet de pequeno e médio porte

DSpace Repository

A- A A+

Um modelo para a implantação de um Data Mart de Clickstream para empresas provedoras de acesso à internet de pequeno e médio porte

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lopez Vaca, Oscar Ciro pt_BR
dc.contributor.author Olanyk, Luís Roberto Zart pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T01:09:10Z
dc.date.available 2012-10-20T01:09:10Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 189333 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83561
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Data warehousing é um dos campos de Sistemas de Apoio a Decisão (SAD) com mais rápida expansão na recente Tecnologia da Informação (TI). A Internet, apesar de sua juventude, mostra-se como um superpovoado ambiente de informações e com um alto grau de competitividade. Com o intuito de ampliar o relacionamento com clientes que utilizam sites da Web o presente trabalho busca formular as bases para construção de uma ferramenta SAD que auxilie neste relacionamento. No trabalho são descritos os conceitos referenciados na literatura para construção de um data warehouse de clickstream, demonstrando os requisitos necessários e citando os principais pontos onde diferentes soluções se aplicam, para que, com bases sólidas se verifiquem quais as melhores opções podem ser empregadas na implantação do projeto. De acordo com a estrutura física da organização em estudo, um modelo de implantação de um data mart de clickstream é proposto. Buscando solucionar problemas de navegação e com o foco na busca por uma melhora do serviço prestado para os clientes da organização é executada a implantação do protótipo, o qual mostrou-se importante para auxiliar estas tarefas. Alguns dos resultados obtidos são apresentados, demonstrando assim o poder do protótipo construído. Por fim são discutidas algumas recomendações para trabalhos futuros. pt_BR
dc.format.extent ii, 89 f.| il., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Armazenamento de dados pt_BR
dc.subject.classification Provedores de serviços da internet pt_BR
dc.subject.classification Sistemas de suporte de decisao pt_BR
dc.title Um modelo para a implantação de um Data Mart de Clickstream para empresas provedoras de acesso à internet de pequeno e médio porte pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
189333.pdf 647.6Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar