dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Alves, Joao Bosco da Motta |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Miranda, Andréa da Silva |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T00:14:59Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T00:14:59Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
198537 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83460 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho propõe recomendações de acessibilidade digital em cursos Educação a Distância via WEB, objetivando contribuir para integração, inclusão digital, autonomia de Pessoas Portadoras de Deficiência Visual. As recomendações foram estruturadas como um guia para a implantação de ambientes virtuais de aprendizagem acessíveis visando a interatividade e a colaboração. A abordagem dada a esta pesquisa abrange as áreas da Telemática, Ergonomia de Interface-Homem-Máquina, Design Universal e Acessibilidade. A confluência destas linhas de pesquisa, subsidiaram a análise da interação dos usuários portadores de deficiência visual com a tecnologia. Esta análise foi feita com base na constatação de problemas a partir da observação e da opinião daqueles usuários ao executarem um conjunto de tarefas realizadas a distância via WEB. A flexibilidade e a funcionalidade tanto das tecnologias desenvolvidas para Educação a Distância quanto dos conteúdos textuais, sonoros ou por meio de imagens foram, igualmente, analisados. O estudo de caso realizou-se na da ACIC- Associação Catarinense de Integração do Cego e o ambiente virtual utilizado para este estudo foi o EDUCAR. Os leitores de tela utilizados foram o DosVox, Virtual Vision e Jaws for Windows. |
pt_BR |
dc.format.extent |
160 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Informatica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciência da computação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Deficientes visuais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ambiente virtual |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Internet (Redes de computadores) |
pt_BR |
dc.title |
Recomendações de acessibilidade digital em cursos de educação básica a distância via web para portadores de deficiência visual |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |