Aprendizagem organizacional: modelo de orientação para implantação de programa de excelência empresarial

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Aprendizagem organizacional: modelo de orientação para implantação de programa de excelência empresarial

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Erdmann, Rolf Hermann pt_BR
dc.contributor.author Ferreira, Juliana Reis pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T23:26:52Z
dc.date.available 2012-10-19T23:26:52Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 192895 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83379
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo teve como objetivo propor um modelo de orientação para implantação de programa de excelência empresarial, sob a ótica da aprendizagem organizacional. Utilizando-se da pesquisa-ação, foi implantado o Programa de Excelência da Superintendência de Água e Esgotos de Ituiutaba (SAE) - MG, com a finalidade de conquistar o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento. Paralelamente foi feita a descrição da vivência da implantação do Programa de Excelência SAE, usando um modelo empírico mediado pela percepção da pesquisadora. O confronto entre o modelo empírico vivenciado e abordagens de pesquisadores da aprendizagem organizacional do ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action) para controle de processo e dos quatro pilares para a educação do século XXI proporcionou a criação de um modelo proposto pela pesquisadora deste estudo. Finalmente, realizou-se o processo de avaliação da aplicação do modelo proposto do ponto de vista da comunidade interna e do resultado financeiro. Para a comunidade interna, utilizou-se do instrumento entrevista semi-estruturada para uma amostragem de 27% (vinte e sete per cento) de sujeitos pertencentes à empresa. Na avaliação processual quantitativa do resultado financeiro da Autarquia, evidenciou-se uma melhora considerável. Correspondente a esses resultados - percepção da comunidade interna e resultado financeiro - observou-se que a empresa se transformou em uma organização que aprende. As pessoas da organização possuem a possibilidade de romper paradigmas, aprendendo a aprender e a (des)aprender as idéias pré-concebidas. Assim, percebendo-se no direito de pensar por si mesmo, criar, de inovar e participar, ativamente, de seu próprio crescimento; enfim, de sentirem-se aprendizes diante da vida. pt_BR
dc.format.extent 101 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem organizacional pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Gestao da qualidade total pt_BR
dc.subject.classification Gestão do conhecimento pt_BR
dc.title Aprendizagem organizacional: modelo de orientação para implantação de programa de excelência empresarial pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
192895.pdf 7.273Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar