Aprendizagem organizacional: modelo de orientação para implantação de programa de excelência empresarial

DSpace Repository

A- A A+

Aprendizagem organizacional: modelo de orientação para implantação de programa de excelência empresarial

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Erdmann, Rolf Hermann pt_BR
dc.contributor.author Ferreira, Juliana Reis pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T23:26:52Z
dc.date.available 2012-10-19T23:26:52Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 192895 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83379
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo teve como objetivo propor um modelo de orientação para implantação de programa de excelência empresarial, sob a ótica da aprendizagem organizacional. Utilizando-se da pesquisa-ação, foi implantado o Programa de Excelência da Superintendência de Água e Esgotos de Ituiutaba (SAE) - MG, com a finalidade de conquistar o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento. Paralelamente foi feita a descrição da vivência da implantação do Programa de Excelência SAE, usando um modelo empírico mediado pela percepção da pesquisadora. O confronto entre o modelo empírico vivenciado e abordagens de pesquisadores da aprendizagem organizacional do ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action) para controle de processo e dos quatro pilares para a educação do século XXI proporcionou a criação de um modelo proposto pela pesquisadora deste estudo. Finalmente, realizou-se o processo de avaliação da aplicação do modelo proposto do ponto de vista da comunidade interna e do resultado financeiro. Para a comunidade interna, utilizou-se do instrumento entrevista semi-estruturada para uma amostragem de 27% (vinte e sete per cento) de sujeitos pertencentes à empresa. Na avaliação processual quantitativa do resultado financeiro da Autarquia, evidenciou-se uma melhora considerável. Correspondente a esses resultados - percepção da comunidade interna e resultado financeiro - observou-se que a empresa se transformou em uma organização que aprende. As pessoas da organização possuem a possibilidade de romper paradigmas, aprendendo a aprender e a (des)aprender as idéias pré-concebidas. Assim, percebendo-se no direito de pensar por si mesmo, criar, de inovar e participar, ativamente, de seu próprio crescimento; enfim, de sentirem-se aprendizes diante da vida. pt_BR
dc.format.extent 101 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem organizacional pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Gestao da qualidade total pt_BR
dc.subject.classification Gestão do conhecimento pt_BR
dc.title Aprendizagem organizacional: modelo de orientação para implantação de programa de excelência empresarial pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
192895.pdf 7.273Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar