Modelagem de problemas logísticos sob o enfoque de sistemas dinâmicos: o caso do jogo da cerveja

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Modelagem de problemas logísticos sob o enfoque de sistemas dinâmicos: o caso do jogo da cerveja

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Título: Modelagem de problemas logísticos sob o enfoque de sistemas dinâmicos: o caso do jogo da cerveja
Autor: Checchinato, Daniela
Resumo: Sistemas dinâmicos estão se tornando lentamente uma área de trabalho. Esta profissão integra o conhecimento sobre o mundo real, com conceitos de como estruturas de feedback causam a mudança através do tempo, e com a arte da simulação dos computadores para lidar com sistemas que são complexos em sua analise matemática. O estudo das características da realimentação de informações nas atividades industriais mostra como a estrutura organizacional, amplificação (das políticas) e os atrasos (nas decisões e retornos) interagem para influenciar o sucesso do negócio. Trata das interações entre os fluxos de informações, dinheiro, pedidos, materiais, pessoas e equipamentos, numa companhia, num segmento ou na economia nacional. A dinâmica industrial proporciona uma estrutura única para a integração das áreas de gerenciamento funcional - marketing, produção, contabilidade, pesquisa e desenvolvimento e investimento capital. Este trabalho apresenta um estudo de sistemas dinâmicos, adaptando-se um jogo existente, jogo da produção e distribuição, conhecido popularmente como jogo da cerveja, num software especialmente desenvolvido para sistemas dinâmicos e atualmente mais utilizado chamado iThink, cujas vantagens são atrativas pois não requer conhecimento prévio de programação, seu acesso é fácil aos programadores inexperientes, não é um pacote fechado, ou seja, seus parâmetros podem ser facilmente modificados. Baseado em pesquisa bibliográfica fundamentada em livros, papers, disciplinas relacionadas com gerenciamento logístico e gerenciamento de processos entre outros foi estruturado uma metodologia direcionada a modelagem de sistemas dinâmicos para uma simples cadeia de abastecimento (supply chain), o gerenciamento dos recursos, informações e dos processos logísticos com o objetivo de verificar o comportamento da cadeia como um todo, a propagação das atitudes tomadas por apenas um dos setores em toda a cadeia. O jogo envolve apenas quatro setores: o varejista, atacadista, distribuidor e a fábrica, cada um deles sendo interconectado através de fluxos de informações e fluxos de mercadorias. O modelo utilizou as relações e dados do mundo real, e inclui parâmetros, como tempo de transmissão e de processamento dos pedidos e prazos de entrega da mercadoria. As gerências poderiam, portanto, examinar os efeitos provocados no sistema como um todo através de, por exemplo, uma variação nas vendas do varejo, o impacto das mudanças nas questões de produção, ou qualquer outra alteração da política de estoques de cada facilidade, ou a uma combinação de mudanças. Para a aplicação da metodologia proposta, foi desenvolvida uma simulação do jogo e, através deste modelo de sistema, fica aparente que uma pequena perturbação em qualquer uma das partes pode amplificar-se muito rapidamente, à medida que o efeito se espalha através do canal de suprimentos. Os resultados obtidos através do processo de simulação permitiram validar a aplicação da metodologia proposta como instrumento de modelagem de sistemas dinâmicos para o gerenciamento de cadeias de suprimento, assim como para qualquer outro sistema.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83342
Data: 2002


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