Segmentação de mercado como estratégia competitiva: um estudo de caso na empresa Distribuidora de Bebidas Oeste LTDA

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Segmentação de mercado como estratégia competitiva: um estudo de caso na empresa Distribuidora de Bebidas Oeste LTDA

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Título: Segmentação de mercado como estratégia competitiva: um estudo de caso na empresa Distribuidora de Bebidas Oeste LTDA
Autor: Massoni, Elton
Resumo: Este trabalho tem como finalidade descrever e analisar a segmentação de mercado como estratégia competitiva implementada na Empresa Distribuidora de Bebidas Oeste Ltda. Em função disso, foi feita uma análise dos reflexos provocados pelo processo de reestruturação comercial na empresa, pois a mesma teve como finalidade a implantação da segmentação de mercado, e dos resultados sócio-econômicos decorrentes desta segmentação. No processo de implantação, várias mudanças foram necessárias para esta estratégia competitiva produzir resultados positivos, e a primeira delas, foi a partir da mudança da maneira de pensar de todos os profissionais, ou seja, todos os setores precisaram internalizar novos valores culturais, adequados à lógica da segmentação de mercado. A partir disso, foi iniciado o processo de profissionalização da empresa, e conseqüentemente foram necessárias profundas mudanças na estrutura organizacional, onde novos métodos e processos foram introduzidos em todos os setores, e com isso, passou a existir a necessidade da empresa ministrar treinamento contínuo para todos os funcionários, para se adaptarem ao novo sistema de trabalho, pois com a estruturação da segmentação de mercado, foram desenvolvidas estratégias competitivas específicas para cada segmento, visando oferecer produtos e serviços específicos que atendam as necessidades existentes. Desta forma, os resultados apresentados na pesquisa revelaram que a segmentação é uma estratégia competitiva muito importante para a empresa, pois produziu resultados positivos, tais como: aumento na participação de mercado da cerveja x, aumento da rentabilidade, aumento das vendas, liderança no mercado e aumento dos lucros após a sua implementação.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83333
Data: 2002


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