O aprendizado da geometria no ensino médio: origens de dificuldades e propostas alternativas

DSpace Repository

A- A A+

O aprendizado da geometria no ensino médio: origens de dificuldades e propostas alternativas

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rosa, Silvana Bernardes pt_BR
dc.contributor.author Teixeira Filho, Durval Martins pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T22:39:59Z
dc.date.available 2012-10-19T22:39:59Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 227702 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83299
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho procura-se investigar as dificuldades apresentadas pelos alunos do Ensino Médio com respeito a aprendizagem de Geometria. Como a Geometria faz parte da Matemática, procurou-se inicialmente descobrir as concepções que os alunos adolescentes formaram em relação a esta última, durante seu percurso escolar e os fatores principais que permearam este processo. Em conseqüência, tem-se uma visão de como metodologias aplicadas na construção do conhecimento, interferem no desenvolvimento dos conteúdos da Matemática e de modo especial da Geometria. A primeira parte do trabalho desenvolveu-se com algumas turmas de segundas séries do ensino médio, que foram moldadas dentro de um ensino tradicional, com ênfase ao vestibular. Investigou-se as imagens que os alunos estabelecem de alguns conceitos em Geometria e como essa estrutura mental influi e da suporte a novos elementos mais elaborados. Na segunda parte do trabalho, analisa-se uma abordagem metodológica diferenciada para o ensino da Geometria. Realizada com os alunos do CEFET-PR, elabora-se uma atividade que inclui estratégias de motivação em função do contexto, organizando o espaço e os elementos de sala de aula, de maneira que favoreçam uma interação maior do aprendiz, no processo de construção do conhecimento e na vivência de situações significativas. pt_BR
dc.format.extent 158 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino de segundo grau pt_BR
dc.subject.classification Geometria pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Segundo grau) pt_BR
dc.title O aprendizado da geometria no ensino médio: origens de dificuldades e propostas alternativas pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
227702.pdf 15.98Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar