dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rosa, Silvana Bernardes |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Teixeira Filho, Durval Martins |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T22:39:59Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T22:39:59Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
227702 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83299 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste trabalho procura-se investigar as dificuldades apresentadas pelos alunos do Ensino Médio com respeito a aprendizagem de Geometria. Como a Geometria faz parte da Matemática, procurou-se inicialmente descobrir as concepções que os alunos adolescentes formaram em relação a esta última, durante seu percurso escolar e os fatores principais que permearam este processo. Em conseqüência, tem-se uma visão de como metodologias aplicadas na construção do conhecimento, interferem no desenvolvimento dos conteúdos da Matemática e de modo especial da Geometria. A primeira parte do trabalho desenvolveu-se com algumas turmas de segundas séries do ensino médio, que foram moldadas dentro de um ensino tradicional, com ênfase ao vestibular. Investigou-se as imagens que os alunos estabelecem de alguns conceitos em Geometria e como essa estrutura mental influi e da suporte a novos elementos mais elaborados. Na segunda parte do trabalho, analisa-se uma abordagem metodológica diferenciada para o ensino da Geometria. Realizada com os alunos do CEFET-PR, elabora-se uma atividade que inclui estratégias de motivação em função do contexto, organizando o espaço e os elementos de sala de aula, de maneira que favoreçam uma interação maior do aprendiz, no processo de construção do conhecimento e na vivência de situações significativas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
158 f.| il., grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino de segundo grau |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Geometria |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino (Segundo grau) |
pt_BR |
dc.title |
O aprendizado da geometria no ensino médio: origens de dificuldades e propostas alternativas |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |