Comércio eletrônico: análise dos indicadores do capital de giro. Um estudo de caso: Lojas Americanas S/A e Americanas.com S/A

DSpace Repository

A- A A+

Comércio eletrônico: análise dos indicadores do capital de giro. Um estudo de caso: Lojas Americanas S/A e Americanas.com S/A

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rodriguez Martins, Alejandro pt_BR
dc.contributor.author Cristiano, Altemar Carlos pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T22:28:55Z
dc.date.available 2012-10-19T22:28:55Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 192884 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83281
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract É importante conhecer como são definidas as relações entre os agentes econômicos (pessoas, empresas e governos) quando estes utilizam o comércio eletrônico (CE) ou E-business, assim como as barreiras que impedem o acesso dos consumidores. Todavia, as empresas que operam no CE assim como no mercado tradicional devem conhecer profundamente seus consumidores, viabilizando oferecer bens e serviços em conformidade com suas necessidades e expectativas. A criação de uma empresa para vender produtos através do CE requer a utilização de recursos financeiros para pagamentos de fornecedores, salários, impostos e realização de investimentos, assim como acontece nas empresas que operam com o meio de comércio tradicional porém, acredita-se ser importante estudos que demonstrem as características do gerenciamento financeiro para as empresas virtuais. Desta forma, este trabalho realizou um estudo de caso utilizando as informações financeiras de duas empresas, uma virtual (Americanas.com S/A) e outra tradicional (Lojas Americanas S/A) visando encontrar semelhanças ou diferenças sob o aspecto do capital de giro. Foram utilizadas as informações financeiras disponíveis nos balanços patrimoniais e Demonstrativos dos resultados dos exercícios (DREs) de 2000 e 2001, assim como outras informações operacionais não contidas nestas fontes. Através desses dados foram obtidos os índices de liquidez, atividade, rentabilidade e realizado a avaliação através do modelo dinâmico de análise do capital de giro, e posteriormente, a realização das análises de cada índice em conjunto com outros e utilizando as contas patrimoniais que os compõe. Este estudo permitiu demonstrar que os recursos financeiros apresentam fontes e aplicações diferentes nas duas empresas e portanto, indicando que gerenciamento do capital de giro deve ser diferente para as duas empresas avaliadas no estudo de caso. pt_BR
dc.format.extent x, 124 f.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Comércio eletrônico pt_BR
dc.subject.classification Marketing na Internet pt_BR
dc.subject.classification Capital de giro pt_BR
dc.subject.classification Indicadores pt_BR
dc.subject.classification Administração financeira pt_BR
dc.title Comércio eletrônico: análise dos indicadores do capital de giro. Um estudo de caso: Lojas Americanas S/A e Americanas.com S/A pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
192884.pdf 375.4Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar