Uma aplicação das inteligências múltiplas no aprendizado de matemática: representação gráfica de funções de 1o. e 2o. graus

DSpace Repository

A- A A+

Uma aplicação das inteligências múltiplas no aprendizado de matemática: representação gráfica de funções de 1o. e 2o. graus

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rosa, Silvana Bernardes pt_BR
dc.contributor.author Abreu, Kelsei de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T22:28:22Z
dc.date.available 2012-10-19T22:28:22Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 190836 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83280
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Com o advento de um grande número de novas Instituições de Ensino Superior, surgiu um novo perfil de aluno. São pessoas de mais idade que não tiveram a oportunidade de ingressar numa Faculdade no momento certo ou o estão fazendo para terem uma melhor colocação dentro da empresa em que trabalham. Como estiveram um longo período de tempo afastados de atividades acadêmicas, estes alunos representam um desafio ao professor, pois este, terá de fazer uso de métodos diferenciados de ensino afim de garantir o aprendizado desses alunos. O trabalho a seguir, aborda essa problemática. Como fazer com que esse tipo de aluno, que apresenta dificuldade no aprendizado e principalmente no aprendizado de matemática elementar ou mais especificamente falando, em Álgebra, possa superá-la no menor tempo possível sem que este se sinta prejudicado, no desenvolvimento das demais disciplinas do curso. Para tanto este trabalho propõe uma seqüência didática desenvolvida e baseada nos conceitos apresentados por Jean Piaget (1987), Lev Semyonovich Vygotsky (1991), Howard Gardner (1994) e Phillipe Perrenoud (2000) e que aborda a aprendizagem de forma individual, coletiva (através do aprendizado colaborativo) e utilizando uma ferramenta tecnológica. O modelo de seqüência didática apresentado, visa estimular no aluno, a compreensão do conteúdo da disciplina ora estudado, através do estímulo da Inteligência Lógico-Matemática, através do estímulo da Inteligência Interpessoal e do estímulo da Inteligência Visual-Espacial, tendo como suporte, o uso do computador como ferramenta tecnológica e os conceitos do aprendizado colaborativo. pt_BR
dc.format.extent 130 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Matematica pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.subject.classification Inteligências múltiplas pt_BR
dc.title Uma aplicação das inteligências múltiplas no aprendizado de matemática: representação gráfica de funções de 1o. e 2o. graus pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
190836.pdf 4.661Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar