Mapeamento genético da ameixeira (Prunus sp.) com base em uma população segregando para resistência à escaldadura das folhas (Xylella fastidiosa)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Mapeamento genético da ameixeira (Prunus sp.) com base em uma população segregando para resistência à escaldadura das folhas (Xylella fastidiosa)

Mostrar registro completo

Título: Mapeamento genético da ameixeira (Prunus sp.) com base em uma população segregando para resistência à escaldadura das folhas (Xylella fastidiosa)
Autor: Vieira, Eduardo Alano
Resumo: Mapas genéticos de ligação de duas cultivares de ameixeiras japonesas, cv. Chatard e cv. Santa Rosa foram construídos com marcadores AFLP utilizando-se a estratégia do pseudo-cruzamento teste. Na população segregante oriunda de um cruzamento entre estas duas cultivares constituída de 233 plantas, 88 formaram a população de mapeamento. Nesta população, estão segregando genes para várias características de interesse agronômico, entre elas à resistência a escaldadura das folhas oriunda da cultivar Chatard. O mapa da cv. Chatard apresentou 56 marcadores ligados em 11 grupos de ligação, cobriu uma distância de 905,5 cM e apresentou uma distância média entre marcadores de 16,2 cM. O mapa da cv. Santa Rosa apresentou 84 marcadores ligados em 14 grupos de ligação, cobriu uma distância de 1349,6 cM e apresentou uma distância média entre marcadores de 16,1 cM. Estes dois mapas genéticos foram construídos para possibilitarem, posteriormente, a identificação de QTLs que controlam a resistência à escaldadura das folhas. Entretanto, não foi detectado nenhuma região genômica portadora dos alelos de resistência a escaldadura das folhas. Este fato aponta para a necessidade de saturação do mapa e de refinamento das avaliações fenotípicas. A identificação de marcadores moleculares associados a QTLs para resistência à escaldadura das folhas melhoraria e aceleraria bastante a seleção de genótipos resistentes à esta moléstia, pois permitiria a seleção de plantas ainda na fase juvenil em programas de melhoramento genético da espécie
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83275
Data: 2002


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar