O modelo de gestão na formação do produto turístico Praia de Forte

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O modelo de gestão na formação do produto turístico Praia de Forte

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Silva, Tessa Maria Santana da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T22:19:49Z
dc.date.available 2012-10-19T22:19:49Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 188019 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83262
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Um intenso projeto de atividade turística vem sendo desenvolvido na comunidade de Praia do Fone, localizada no Município de Mata de São João-Ba, desde 1982. Este trabalho constitui-se de um estudo de caso que avaliou a intervenção da atividade turística através do modelo de gestão adotado pela Fundação Garcia D'Ávila e pelos demais agentes envolvidos nesse processo. Investigou-se a hipótese de que Praia do Forte teve seu desenvolvimento turístico a partir de uma gestão baseada no conceito de desenvolvimento sustentável. O desenvolvimento sustentável objetivaria equilibrar a atividade turística com a preservação ambiental, levando-se em consideração o uso e ocupação ordenada do solo e das as áreas naturais. Buscou-se analisar a infra-estrutura turística local, atrativos turísticos e formação do Produto Turístico Praia do Fone enquanto destino. A concretização desse estudo foi possível através de levantamento de dados, de aplicações de questionários com a comunidade local e entrevistas com agentes envolvidos no processo. O modelo proposto é de conhecimento da comunidade, embora a mesma reconheça que, inicialmente, houve falhas por parte dos agentes, ao mesmo tempo em que há um reconhecimento da valorização e do desenvolvimento local, a partir da implantação da atividade turística por um empresário, proprietário do território. Foi constatado que há plena aceitação do turismo por parte dos moradores locais e que, embora reconheça sua importância para o desenvolvimento e seus impactos positivos como geração de emprego, melhoria da qualidade de vida da comunidade, existe também uma consciência sobre alguns impactos negativos causados pela atividade, a exemplo de drogas e prostituição, poluição sonora, apesar de o modelo ser baseado na filosofia do desenvolvimento sustentável. pt_BR
dc.format.extent 128 f.| il., tabs., grafs., mapas pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Turismo pt_BR
dc.subject.classification Planejamento pt_BR
dc.subject.classification Turismo pt_BR
dc.subject.classification Aspectos ambientais pt_BR
dc.subject.classification Gestão ambiental pt_BR
dc.title O modelo de gestão na formação do produto turístico Praia de Forte pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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