dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rodriguez Martins, Alejandro |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Ribeiro, Silvar Ferreira |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T22:18:12Z |
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dc.date.available |
2012-10-19T22:18:12Z |
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dc.date.issued |
2002 |
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dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
225907 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83259 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho apresenta um panorama das políticas públicas de formação do professor no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9394 de 26/12/1996, considerando ainda as questões das transformações da sociedade contemporânea com o advento das novas tecnologias da informação e da comunicação, a demanda pela formação deste profissional em nível universitário tendo em vista não só o aspecto legal, bem como o perfil desejado pela sociedade que exige uma melhoria da qualidade da educação em todos os níveis. Analisa o papel da universidade no processo de concretização destas políticas, preservando a sua identidade e construindo novas perspectivas para a graduação de professores, recorrendo inclusive à diversificação de suas estratégias, a partir da utilização das tecnologias e dos instrumentos tecnológicos disponíveis. A educação a distância é analisada tanto em termos conceituais, considerando a evolução desta modalidade, quanto as suas características e tendências, discutindose experiências práticas desenvolvidas por universidades brasileiras, analisando-se as possibilidades e limites da Universidade do Estado da Bahia e esboçando-se uma proposta, apresentada a partir de linhas gerais e princípios fundamentais para a sua construção, tendo em vista a formação de professores em exercício para atuar nas séries iniciais do ensino fundamental, através de parcerias com as prefeituras municipais. Objetiva contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a educação a distância no ensino superior, tendo em vista a expansão das oportunidades de acesso à universidade e a melhoria da qualidade da educação através da formação de professores em nível universitário. |
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dc.format.extent |
105 f.| il., grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Professores - |
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dc.subject.classification |
Formação |
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dc.subject.classification |
Legislação |
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dc.subject.classification |
Pratica de ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Brasil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
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dc.subject.classification |
Brasil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.title |
A formação de professores em exercício através de educação a distancia: perspectivas da Universidade do Estado da Bahia |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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