dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Camargo, Cornelio Celso de Brasil |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Samara da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T22:01:06Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T22:01:06Z |
|
dc.date.issued |
2012-10-19T22:01:06Z |
|
dc.identifier.other |
274287 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83225 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2002 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O trabalho de dissertação tem por objetivo investigar os motivos que levam os consumidores a escolherem determinadas marcas de cervejas em detrimento de outras existentes no mercado. Uma vez que a indústria cervejeira se encontra em posição de destaque na classificação econômica nacional e ocupa atualmente o quarto lugar no grau de importância na economia do país. Com o intuito de detectar os motivos utilizou-se a metodologia de observação direta e indireta, onde por diversos dias colheram-se informações diretamente nos locais de consumo do produto analisado. A outra metodologia utilizada foi o método da pesquisa exploratório onde os dados foram coletados através de questionário direto aplicado por estudantes do terceiro ano de Análise de Sistemas. Os resultados e a análise indicaram que as motivações para o consumo estão diretamente ligadas às variáveis de ordens psicológicas, e às mudanças de hábitos de consumos, acabam afetando a percepção do consumidor sobre a qualidade do bem produzido e comercializado pela indústria, e cria uma defasagem entre o que é ofertado pela empresa e o que é percebido pelo consumidor, tendo como consequência a queda nas vendas da empresa produtora. |
pt_BR |
dc.format.extent |
120 f.| il., tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Economia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cerveja - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Industria |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Comportamento do consumidor |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Consumo |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Maringa (PR) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cerveja |
pt_BR |
dc.title |
Caracterização do comportamento do consumidor de cerveja na cidade de Maringá - PR |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |