Ferramenta para aprendizagem de automação e controle discreto: controlador lógico programável (PLC) na modalidade e-learning

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Ferramenta para aprendizagem de automação e controle discreto: controlador lógico programável (PLC) na modalidade e-learning

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gauthier, Fernando Alvaro Ostuni pt_BR
dc.contributor.author Maia, José da Silva pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T21:47:38Z
dc.date.available 2012-10-19T21:47:38Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 198252 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83198
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Ferramenta para Aprendizagem de Automação e Controle Discreto: Controlador Lógico Programável (PLC) na modalidade e-learning, estabelece uma proposta de transferência de ambiente de aprendizagem do modelo presencial tradicional para o modelo EAD híbrida, na modalidade e-learning assíncrona. Descreve as etapas de projetos, bem como trata dos princípios do design para interfaces gráficas usados na implementação de um ambiente hipermídia, que tem como finalidade dar o suporte necessário para a aprendizagem da Disciplina de Automação e Controle Discreto baseado na construção do conhecimento mediado por computador. Apresenta uma bancada de simulação física, que simula processos industriais, destinada aos trabalhos nos momentos da aprendizagem presencial, com fins de aproximar o aprendiz à realidade física do controle do processo industrial. Enfoca as etapas de um projeto para implementação e para a organização do processo de aprendizagem por projetos, visando a integração do presencial ao virtual. A bancada de simulação física é descrita quanto a sua estrutura e seu princípio de funcionamento. Traz alguns simuladores de fabricantes comerciais, em versão DEMO, para um referencial comparativo. Estabelece requisitos desejáveis para um simulador destinado a aprendizagem de Automação e Controle Discreto aplicado ao controle de processos industriais, explana a modelagem para implementação do protótipo do simulador virtual, bem como sua operacionalidade. Apresenta a conclusão sobre a importância da adoção de um modelo simulador virtual face os ganhos de escalabilidade e racionalização do tempo e espaço em relação ao uso do laboratório de ensino estritamente presencial. pt_BR
dc.format.extent xii, 94 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Automação pt_BR
dc.subject.classification Simulação por computador pt_BR
dc.title Ferramenta para aprendizagem de automação e controle discreto: controlador lógico programável (PLC) na modalidade e-learning pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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