Uma análise dos modelos de implantação e consolidação do uso de tecnologias nas escolas pelas empresas privadas na relação professor, aluno e informática educativa

DSpace Repository

A- A A+

Uma análise dos modelos de implantação e consolidação do uso de tecnologias nas escolas pelas empresas privadas na relação professor, aluno e informática educativa

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cruz, Dulce Márcia pt_BR
dc.contributor.author Costa, Túlia D'arc Gadelha pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T21:47:05Z
dc.date.available 2012-10-19T21:47:05Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 197740 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83197
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa refere-se ao processo de integração e aplicação da Informática Educativa pelas empresas privadas nas escolas públicas e particulares. A proliferação de recursos de informática e o grande avanço na tecnologia de transmissão de dados na educação destacam-se como facilitadores de uma aprendizagem mais criativa, criadora e lúdica. Neste contexto, as empresas privadas de informática em parcerias com escolas têm se destacado como um recurso no processo de inserção e domínio das novas tecnologias na escola. O objetivo desta pesquisa é identificar se as empresas de informática parceiras das escolas se integram ao processo pedagógico, conseguindo estabelecer o processo de consolidação da Informática Educativa e contribuir na relação professor, aluno e Informática Educativa. A pesquisa foi elaborada no período de 2001 e 2002, é qualitativa e foi aplicada com questionário para os coordenadores ou professores de informática, entrevista com os professores das escolas e entrevista com os diretores das empresas parceiras das escolas pesquisadas. Na análise dos dados fazemos uma reflexão do processo de introdução do uso de tecnologias nas escolas e detectamos falhas, incoerências e deficiências nos modelos de implantação da parceria escola e empresas privadas no processo pedagógico escolar. pt_BR
dc.format.extent 106 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title Uma análise dos modelos de implantação e consolidação do uso de tecnologias nas escolas pelas empresas privadas na relação professor, aluno e informática educativa pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
197740.pdf 1.152Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar