dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Colossi, Nelson |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silveira, Maria da Graça Tavares |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T21:31:01Z |
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dc.date.available |
2012-10-19T21:31:01Z |
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dc.date.issued |
2002 |
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dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
186216 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83166 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Unversidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta dissertação é resultado de um trabalho de pesquisa que buscou resgatar historicamente uma experiência de Alfabetização de Jovens e Adultos desenvolvida pelo PREPESUFSC e gerenciado pelo Departamento de Recursos Humanos - DRH/Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, na cidade de Florianópolis - Santa Catarina, no período de 1997 a 2000. Diante deste contexto, a intenção central é apresentar ferramentas da experiência que possa ser utilizada, em sua totalidade ou parcialmente, pela Coordenadoria do Programa no DRH, promovendo oportunidades diversificadas para que todos os servidores técnico-administrativos da UFSC concluam a educação básica sensível com a demanda de servidores com tais carências e constatadas por meios de dados coletados neste período, o DRH sentiu a necessidade premente de reestruturar o referido programa. O PREPESUFSC promove a alfabetização, o ensino fundamental e o nível médio dos servidores técnico-administrativos e seus dependentes. Portanto, a educação é a preocupação institucional da UFSC, com relação à competição institucional e ao desenvolvimento de potencialidades do indivíduo, é que se deve pensar em vantagens, motivação, satisfação, qualidade e capacitação dos servidores, para que as transformações ocorram e não se percam as oportunidades oferecidas pela instituição. Portanto, o servidor ao buscar uma relação trabalho-educação, é evidenciado que existe a necessidade de um sistema de ensino que utilize programas que tenham por base ferramentas mais elaboradas de aplicação no ensino fundamental. Em conclusão, a complementação da educação dos servidores é o desafio institucional para enfrentar a perspectiva da construção solidária e de novos objetivos de vida destes servidores. |
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dc.format.extent |
120 f.| grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Administração |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Política de recursos humanos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação de adultos |
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dc.title |
Política de recursos humanos para a educação de jovens e adultos em instituições de ensino superior: um estudo de caso do PREPESUFSC (1997-2000) |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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