Representações sociais de meio ambiente em Criciúma: um estudo comparativo entre alunos do ensino fundamental (7ª e 8ª série) de escolas públicas e particulares

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Representações sociais de meio ambiente em Criciúma: um estudo comparativo entre alunos do ensino fundamental (7ª e 8ª série) de escolas públicas e particulares

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Schulze, Clelia Maria Nascimento pt_BR
dc.contributor.author Fragnani, Elisiênia Cardoso de Souza Frasson pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T21:29:24Z
dc.date.available 2012-10-19T21:29:24Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 190311 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83162
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. pt_BR
dc.description.abstract No município de Criciúma e regiões próximas, a degradação ambiental esteve intimamente ligada à extração do carvão. Os altos índices de poluição no ar, no solo e na água, influenciam profundamente a qualidade de vida da população desse município e regiões vizinhas. Nesse sentido, é necessário que o ser humano repense seu modo de se relacionar com o meio ambiente. Entende-se que a educação enquanto agente mobilizador da sociedade, pode ser um dos espaços que possibilita o despertar da consciência de uma nova ordem ecológica, informando e desenvolvendo junto ao seu público a capacidade de questionar sobre as raízes profundas do estilo de vida de nossa sociedade. Esta pesquisa teve como objetivo central diagnosticar e especificar os conteúdos das representações socialmente compartilhadas sobre o meio ambiente, na Cidade de Criciúma por alunos de 7ª e 8ª série de escolas públicas e privadas. Foram aplicados 1133 questionários de associação livre para os quatro grupos de pesquisa, considerando o pertencimento quanto à natureza do sistema de ensino: privado e público e quanto ao termo indutor meio ambiente em Criciúma. Os dados coletados foram analisados pelo programa EVOC, permitindo obter a partir do cálculo frequencial e a saliência das evocações, os possíveis elementos que constituem o núcleo central da representação. Na discussão dos resultados, levou-se em consideração os dois principais eixos de representação para meio ambiente: naturalista e globalizante. As representações sociais encontradas corroboram outras pesquisas da área, apontando para representações naturalistas (alunos de escolas particulares) e representações globalizantes (alunos de escolas públicas). No caso específico do termo indutor "Meio Ambiente" geral, a associação está marcada para os alunos das escolas particulares através da compreensão de natureza intocada. Para os alunos das escolas públicas pesquisadas as representações de meio ambiente independem do termo indutor, possuindo uma visão mais globalizada. Já os alunos das escolas particulares pesquisadas, quando tomam como referência "Meio Ambiente em Criciúma", a mobilização para as questões ambientais, passam pelo desenvolvimento de associações negativas, "poluição", "destruição", "desmatamento", "sujeira", relacionadas à história local e a presença da indústria carbonífera. pt_BR
dc.format.extent xv, 138 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Meio ambiente pt_BR
dc.subject.classification Criciuma (SC) pt_BR
dc.subject.classification Meio ambiente pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sociais pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Primeiro grau) pt_BR
dc.title Representações sociais de meio ambiente em Criciúma: um estudo comparativo entre alunos do ensino fundamental (7ª e 8ª série) de escolas públicas e particulares pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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