Uso da planilha eletrônica em ambiente de aprendizagem construcionista contextualizado para técnico agrícola

DSpace Repository

A- A A+

Uso da planilha eletrônica em ambiente de aprendizagem construcionista contextualizado para técnico agrícola

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Maia, Luiz Fernando Jacintho pt_BR
dc.contributor.author Paniz, Vera Lucia Freitas pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T20:56:21Z
dc.date.available 2012-10-19T20:56:21Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 198239 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83095
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho teve por objetivo vivenciar a utilização do aplicativo Planilha Eletrônica, idealizado sem fins educacionais, que utilizado no contexto de ensino-aprendizagem construcionista contextualizado, mostrou-se uma eficiente ferramenta para apoiar a construção de conhecimento. Para tanto foi realizado o estudo de caso observacional, no período de 1999-2001, na disciplina de Informática Aplicada ministrada para as terceiras séries do curso Técnico Agrícola com habilitação em Agropecuária da Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul. Apartir dos resultados do projeto, baseado na metodologia de aprendizagem colaborativa, foram implementadas aplicações no contexto da agropecuária em Planilha Eletrônica, os dados foram analisados qualitativamente através do embasamento teórico em relação ao ciclo Descrição-Execução-Reflexão-Depuração-Descrição, que caracteriza a construção do conhecimento. Os resultados apontaram que a Planilha Eletrônica permite a realização sucessiva do ciclo e que o papel do professor como mediador é de suma importância para que Aprendizagem ocorra como um processo dinâmico.Concluímos que a Planilha Eletrônica poderá ser instrumento de apoio a construção do conhecimento se for articulado em contexto de ensino-aprendizagem, onde o aluno é levado a construir algo concreto de interesse pessoal e vinculado à realidade. Desta maneira transcendemos a mera instrumentalização do ensino, valorizando a construção e oportunizando o desenvolvimento da capacidade critica e autônoma dos alunos. pt_BR
dc.format.extent 82 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Ciência da computação pt_BR
dc.subject.classification Planilhas eletronicas pt_BR
dc.subject.classification Ensino profissional pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Excel pt_BR
dc.subject.classification Programa de computador pt_BR
dc.title Uso da planilha eletrônica em ambiente de aprendizagem construcionista contextualizado para técnico agrícola pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
198239.pdf 3.096Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar