Educação de jovens e adultos: a capacitação de professores por meio da ferramenta colaborativa Eureka

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Educação de jovens e adultos: a capacitação de professores por meio da ferramenta colaborativa Eureka

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lapolli, Edis Mafra pt_BR
dc.contributor.author Arns, Elaine Teresa Mandelli pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T20:32:19Z
dc.date.available 2012-10-19T20:32:19Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 227675 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83049
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A escolarização de adultos, denominada Andragogia exige um trabalho diferenciado daquele utilizado na educação de crianças, a pedagogia. Por isso utilizou-se como fio condutor de análise a Proposta Curricular da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental elaborado pela Coordenação de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação Fundamental do Ministério da Educação e os ensinamento de Paulo Freire, que valoriza o saber e supõe que o professor não possui todo o conhecimento a respeito do objeto de estudo e o aluno não ignora todo o conhecimento sobre este objeto. Portanto o diálogo é a confirmação conjunta do professor e dos alunos no ato de conhecer ou reconhecer o objeto de estudo. Com base na Proposta Curricular do MEC, realizou-se um recorte da realidade de professores de Curitiba e constatou-se que o trabalho com alunos da Educação de Jovens e Adultos não é realizado por profissionais devidamente habilitados, o que significa que a qualidade deste ensino pode ser questionada. Para desenvolvermos uma forma de capacitação sugeriu-se a utilização da ferramenta colaborativa Eureka, que pode ser utilizada para a Educação a Distância com grande eficiência. This dissertation has as objective to elaborate a qualification methodology for distance education, by internet directed toward the specific qualification of professionals who has their own action in the Young and Adults Program and verify which is the qualification that they posses to work with this specific public. The adults process of education called Andragogy demands a work differentiated of that one used in the education of children, the pedagogy. Therefore it was used as a main conducting wire of analysis that is the Proposal Curricular of the Young and Adults Education of basic teaching elaborated by the Coordination of Education of the Ministry of the Education and the teachings of Paulo Freire, that values knowledge and assumes that the teachers all does not process the knowledge regarding the study object and pupil all does not ignore the knowledge on this object. Therefore the dialogue is the joint confirmation of the teachers and the pupils in the act to know or to recognize the study object. On the base of Curricular Proposal of the MEC, a clipping of the reality of teachers of Curitiba was become fulfilled and was evidenced that the work with pupils of Young and Adults Education it is not carried through by professionals duly qualified, what it means it is the quality of this education can be questioned. To develop a qualification form suggested to use a colaborative tool called Eureka, what can be used with great efficiency for distance education. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.title Educação de jovens e adultos: a capacitação de professores por meio da ferramenta colaborativa Eureka pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
227675.pdf 494.1Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar