dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rojas Lezana, Alvaro Guillermo |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silveira, Vilson Rosalino da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T20:26:33Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T20:26:33Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
189273 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83037 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo aborda a presença da empatia e do distanciamento teatrais, em programas de ensino por televisão aberta no Brasil. Mais precisamente: trata de detectar em que medida aquelas noções foram transpostas para a linguagem audiovisual do Telecurso 2000 e qual a influência das mesmas sobre a eficácia didática desse programa de ensino. Como essas noções são aqui empregadas com os significados que lhes foram atribuídos por Bertolt Brecht, então, parte inicial do trabalho volta-se à definição desses significados ou sentidos, definição feita no âmbito de uma breve história do drama e da dramaturgia, de seus primórdios até ao cinema e à televisão. No que tange as concepções de Brecht, especial empenho é dedicado à clara definição das diferenças entre o distanciamento oriundo da narrativa épica e o distanciamento gerado pelo estranhamento; pretende-se, assim, melhor evidenciar as possibilidades de obtenção de distanciamento a partir de técnicas desenvolvidas para esse fim, especialmente quando o meio não estiver restrito apenas ao teatro, mas abranger o cinema e a televisão. Por fim, investiga-se os conceitos de empatia e de distanciamento na linguagem do Telecurso 2000, à luz da teoria do audiovisual e de elementos da teoria da aprendizagem tomados, principalmente, de Bakhtin e Vigotski. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Empatia |
pt_BR |
dc.title |
A empatia, o distanciamento e o ensino por televisão |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Cabral, Beatriz Angela Vieira |
pt_BR |