A interação na educação a distância

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A interação na educação a distância

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Garcia, Fabiano pt_BR
dc.contributor.author Paixão, Lucy Esther dos Santos pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T20:20:57Z
dc.date.available 2012-10-19T20:20:57Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 227673 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83025
dc.description Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract O convívio social é influenciado pelas interações humanas e pelo contexto histórico e cultural onde ocorrem. Na atualidade, os elementos tecnológicos tornam-se mediadores destas interações e repercutem na educação a distância (EAD) que recebe influências de duas variáveis - a globalização e a cibercultura . O objetivo deste trabalho, além de analisar a interação no desenvolvimento da personalidade e na construção do conhecimento, é propor estratégias de interação social para favorecer a construção do conhecimento na EAD. Avaliar a interação, a interferência dos recursos tecnológicos e modelos de EAD e os procedimentos metodológicos para favorecer esse processo em educação a distância são abordados neste trabalho através de pesquisa bibliográfica e de campo, onde entrevistas e questionários foram utilizados para registrar a percepção de alunos de pós-graduação, realizados em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Como estratégias, para o desenvolvimento da interação na EAD, são analisados o planejamento, o diagnóstico da identidade do aluno e procedimentos para trabalhos em grupo. Social gathering is influenced by human alterations and by the historical and cultural context in which they occur. In actuality, technological elements become mediators of these interactions and reverberate in education at a distance (EAD) where it receives influences of two variables - globalization and cyber culture. The objective of this paper is to analyse the interaction in the development of personality, knowledge building and to propose strategies of social interaction in order to facilitate knowledge building in EAD. Evaluation of interaction, interference of technological resources, models of EAD and methodology proceedings to facilitate this process in education at a distance are subjects of study in this work and they were achieved through bibliographic and field research, conducted with interviews and questionnaires, in Belo Horizonte, Minas Gerais, in order to register the perception of graduate students. Analysis of planning, diagnosing of student's identity and proceedings for team work are the strategies used for interaction development in EAD. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Interação social pt_BR
dc.title A interação na educação a distância pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
227673.pdf 8.021Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar