dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Merino, Eugenio Andreas Diaz |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Kulczynskyj, Michael |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T20:18:13Z |
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dc.date.available |
2012-10-19T20:18:13Z |
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dc.date.issued |
2002 |
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dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
186456 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83019 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
A quantidade de websites vem aumentando rápida e diariamente, no entanto, questões envolvendo a usabilidade deles muitas vezes são esquecidas. A presente pesquisa tem como objetivo a análise de três fatores relacionados à usabilidade de websites: as animações, as propagandas e as formas de auxílio, bem como a influência dos diferentes tipos de conexão com a Internet nestes fatores. Eles foram pesquisados através da literatura existente e de um questionário composto de perguntas de múltipla-escolha, onde foram abordados vários pontos a respeito de cada assunto. O grupo escolhido para este trabalho foram os webdesigners, sendo estes os profissionais diretamente envolvidos no projeto e desenvolvimento de websites. A metodologia utilizada foi baseada no estudo de Tom Landauer e Jakob Nielsen, onde são necessários no mínimo 5 informantes para se descobrir 80% dos problemas envolvendo usabilidade. Neste trabalho foram utilizados 15 informantes. Os resultados foram divididos por fatores e expostos em tabelas, mostrando-se a porcentagem obtida em cada resposta das perguntas do questionário. A análise dos resultados foi feita por comparações com a literatura e cruzamento de informações conseguindo-se respostas precisas e relevantes. Esta pesquisa mostra que no geral os webdesigners se preocupam com o usuário, mas são poucos os que realizam algum tipo de teste com os seus websites. Observou-se que o uso de animações está diretamente relacionado com as velocidades de conexão existentes com a Internet e elas ainda são pouco utilizadas. Verificou-se também que a existência de propagandas em websites foi amplamente reprovada e, que o uso delas deve ser estudado. As formas de auxílio mostraram-se presentes para alguns webdesigners, mas eles não compreendem a necessidade de se prover ajuda aos usuários. Os resultados obtidos da análise e das discussões foram importantes e necessários para o entendimento deste trabalho, onde pode-se avaliar como os webdesigners brasileiros consideram a usabilidade dos websites em comparação com outros estudos realizados no exterior. As recomendações citadas nesta pesquisa servem para auxiliar os webdesigners no desenvolvimento de seus websites e para facilitar a navegação do usuário. Este trabalho propõe-se a contribuir para o desenvolvimento de futuros trabalhos envolvendo usabilidade de interfaces para a Internet. |
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dc.format.extent |
XI, 59 f.| il., tabs., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Internet (Redes de computadores) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Interfaces de usuario (Sistema de computador) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Interfaces (Computador) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Usabilidade |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sites da Web |
pt_BR |
dc.title |
Usabilidade de interfaces em websites envolvendo animações, propagandas e formas de auxílio |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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