dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rodriguez Martins, Alejandro |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Fantinato, Tânia Mara |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T20:03:44Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T20:03:44Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
225621 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82990 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Essa dissertação tem por objetivo propor uma alternativa de colaboração e relação à atuação do gestor escolar, numa tentativa de contribuir para uma reflexão de uma gestão pedagógica inovadora, frente à utilização dos meios tecnológicos na escola, numa dinâmica que objetive um bom relacionamento entre os professores, alunos e toda comunidade escolar. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo nas escolas municipais de Curitiba, para levantamento de dados em relação a utilização das tecnologias na educação. A aplicação dos questionários envolveu no processo educacional, os seguintes profissionais: diretor, pedagogo, professores e também os alunos e pais. A partir da análise dos resultados, constatou-se que o papel do gestor escolar é fundamental como agente dinamizador desses recursos tecnológicos na escola, contribuindo no processo ensinoaprendizagem, visando a melhoria da qualidade do ensino. |
pt_BR |
dc.format.extent |
105 f.| tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Meios auxiliares |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino gerenciado por computador |
pt_BR |
dc.title |
O papel do gestor escolar como agente de dinamização da utilização de tecnologias na escola |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |