Informática na educação de jovens e adultos: estudo de caso na elaboração e execução de trabalhos a partir de temas geradores

DSpace Repository

A- A A+

Informática na educação de jovens e adultos: estudo de caso na elaboração e execução de trabalhos a partir de temas geradores

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gauthier, Fernando Alvaro Ostuni pt_BR
dc.contributor.author Brito, Celso Caciano pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T19:59:38Z
dc.date.available 2012-10-19T19:59:38Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 184660 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82982
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho aborda a informática na Educação de Jovens e Adultos, sob uma concepção político-pedagógica que tem como ponto principal a conscientização dos sujeitos envolvidos por meio da ação-reflexão destes sobre o mundo. A atividade educativa nessa abordagem é entendida como ação sócio-político-cultural de cunho revolucionário e conscientizador, construída a partir da realidade cotidiana do sujeito aprendiz. A proposta de trabalho, que toma como base o pensamento pedagógico de Paulo Freire, desenvolveu-se por meio de revisão bibliográfica e estudos de casos com alunos do Ensino Supletivo, usando software aplicativos e um ambiente Web (site na Internet) para a investigação, tematização e problematização de Temas Geradores. A partir da fundamentação teórica no campo da EJA, ensino e aprendizagem mediado por computador e formação para o trabalho, foram realizados dois estudos pilotos onde se buscou identificar as principais características da interação aluno-computador numa situação de aprendizagem formal e como esses recursos computacionais podem auxiliar no desenvolvimento de uma proposta de educação baseada nos princípios de problematização da realidade. No segundo estudo foi desenvolvido e utilizado um site na Internet como ambiente de apoio a trabalhos com Temas Geradores. O ambiente computacional apresentado neste trabalho, aliado a proposta pedagógica, buscam auxiliar aluno e professor na efetivação de uma prática educativa que tem como base o diálogo entre os sujeitos do conhecimento (aluno/professor) sobre o objeto de estudo (a realidade). Para isso o ambiente oferece como recurso a possibilidade de: configuração pelo professor de acordo com suas necessidade e objetivos, comunicação assíncrona entre os usuários, edição e publicação de trabalhos na Internet e a catalogação de fontes de pesquisa por área de conhecimento. pt_BR
dc.format.extent ii, 174 f.| il., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Ciência da computação pt_BR
dc.subject.classification Educação de adultos pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Aquisição de conhecimento (Sistemas especialistas) pt_BR
dc.title Informática na educação de jovens e adultos: estudo de caso na elaboração e execução de trabalhos a partir de temas geradores pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
184660.pdf 18.47Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar