dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rosa, Silvana Bernardes |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Ferronato, Rubens |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T19:38:44Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T19:38:44Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
192335 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82939 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Estudo sobre o ensino de matemática para alunos deficientes visuais através da utilização do material concreto Multiplano. Respalda-se na igualdade de oportunidades como mola propulsora, objetivando maximizar o aproveitamento das atividades educativas destinadas a satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem desse grupo, em específico no que tange a cálculos e solução de problemas, num processo inclusivo e multilateral, onde a diferença, no caso a restrição sensorial, não é agravante para que a aprendizagem se efetive. Apóia-se na pesquisa qualitativa ao analisar os dados, tendo em vista a ausência de um grupo de controle, devido às dificuldades que isso implica. O grupo sondado soma menos de 0,5% da população, sendo composto por cinco indivíduos, com os quais foram trabalhadas diversas possibilidades que o instrumento proporciona, com vistas à construção do raciocínio matemático, ferramenta essencial a todo e qualquer cidadão. O construtivismo de Jean Piaget foi muito útil no sentido de dar significado à inserção desse instrumento concreto nas atividades matemáticas desenvolvidas com alunos deficientes visuais. Discorre sobre a relação do cego com o ensino de matemática antes e depois do Multiplano, num primeiro momento de forma abrangente, sendo posteriormente limitado ao grupo de estudos, onde se constata a eficácia do material analisado como meio facilitador da abstração dos conceitos matemáticos por deficientes visuais. |
pt_BR |
dc.format.extent |
92 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Deficientes visuais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Matematica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.title |
A construção de instrumento de inclusão no ensino de matemática |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |