A construção de instrumento de inclusão no ensino de matemática

DSpace Repository

A- A A+

A construção de instrumento de inclusão no ensino de matemática

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rosa, Silvana Bernardes pt_BR
dc.contributor.author Ferronato, Rubens pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T19:38:44Z
dc.date.available 2012-10-19T19:38:44Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 192335 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82939
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Estudo sobre o ensino de matemática para alunos deficientes visuais através da utilização do material concreto Multiplano. Respalda-se na igualdade de oportunidades como mola propulsora, objetivando maximizar o aproveitamento das atividades educativas destinadas a satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem desse grupo, em específico no que tange a cálculos e solução de problemas, num processo inclusivo e multilateral, onde a diferença, no caso a restrição sensorial, não é agravante para que a aprendizagem se efetive. Apóia-se na pesquisa qualitativa ao analisar os dados, tendo em vista a ausência de um grupo de controle, devido às dificuldades que isso implica. O grupo sondado soma menos de 0,5% da população, sendo composto por cinco indivíduos, com os quais foram trabalhadas diversas possibilidades que o instrumento proporciona, com vistas à construção do raciocínio matemático, ferramenta essencial a todo e qualquer cidadão. O construtivismo de Jean Piaget foi muito útil no sentido de dar significado à inserção desse instrumento concreto nas atividades matemáticas desenvolvidas com alunos deficientes visuais. Discorre sobre a relação do cego com o ensino de matemática antes e depois do Multiplano, num primeiro momento de forma abrangente, sendo posteriormente limitado ao grupo de estudos, onde se constata a eficácia do material analisado como meio facilitador da abstração dos conceitos matemáticos por deficientes visuais. pt_BR
dc.format.extent 92 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Educação especial pt_BR
dc.subject.classification Deficientes visuais pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Matematica pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.title A construção de instrumento de inclusão no ensino de matemática pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
PEPS2320-D.pdf 2.305Mb PDF View/Open Dissertação

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar