Um modelo de avaliação de programas de pós-graduação baseado no benchmarking de competências organizacionais: estudo de caso nas engenharias da UFSC

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Um modelo de avaliação de programas de pós-graduação baseado no benchmarking de competências organizacionais: estudo de caso nas engenharias da UFSC

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Santos, Neri dos pt_BR
dc.contributor.author Zapelini, Wilson Berckembrock pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T19:32:31Z
dc.date.available 2012-10-19T19:32:31Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 186446 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82927
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho teve como objetivo elaborar e analisar a consistência de um modelo de avaliação de competências organizacionais que incorpore o conhecimento produzido e disseminado em programas de pós-graduação em engenharia. A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem quantitativa e qualitativa, de caráter descritivo nos seus objetivos, de estudo de caso nos seus procedimentos técnicos. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental dos programas, levantando os principais quesitos e atividades. Buscou-se examinar cinco quesitos envolvidos nos programas, a saber: o ensino, a pesquisa, a gestão dos recursos humanos, a gestão de processos e a gestão da informação. Na seqüência, foram levantadas as competências organizacionais básicas e essenciais dos programas. Para cada competência obtida, foi elaborada uma ou mais questões, compondo o modelo de avaliação denominado benchmarking, do tipo interno. O modelo foi aplicado em todos os onze programas de pós-graduação em engenharia da UFSC, onde coordenadores, professores e alunos determinaram as pontuações das questões propostas. Como resultado, foram definidas as avaliações dos onze programas de forma a obter-se uma classificação de pontuações, estabelecendo um posicionamento de cada programa e, ao mesmo tempo, apontando suas potencialidades e suas fragilidades. Para finalizar, são apresentadas algumas considerações e recomendações para a continuidade do trabalho. pt_BR
dc.format.extent ii, 238 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Benchmarking pt_BR
dc.subject.classification (Administracao) pt_BR
dc.subject.classification Pós-graduação pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title Um modelo de avaliação de programas de pós-graduação baseado no benchmarking de competências organizacionais: estudo de caso nas engenharias da UFSC pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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