Aprendizagem ambiental: uma abordagem para a sustentabilidade

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Aprendizagem ambiental: uma abordagem para a sustentabilidade

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lerípio, Alexandre De Ávila pt_BR
dc.contributor.author Barros, Marlene Pagliaroni Becker de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T19:22:04Z
dc.date.available 2012-10-19T19:22:04Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 185676 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82905
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa qualitativa constituiu-se em estudo de caso, cujo tema foi uma abordagem para a sustentabilidade, suas variáveis e as relações existentes com os temas transversais, aprendizagem e a percepção de novos valores, entre outros. A pesquisa teve como parceria o Parque Nacional do Iguaçu, situado em Foz do Iguaçu Pr., escolas municipais e estudantes do magistério do ensino médio. Os dados obtidos foram elaborados de forma quantitativa, classificados e posteriormente analisados. Os resultados destas análises permitiram identificar falhas no sistema educacional e cultural, relacionados ao tema, sugerindo contribuições para a solução dos problemas detectados. Como trata-se de estudo exploratório e portanto restrito à população pesquisada, os parâmetros utilizados e os resultados obtidos, devem ser considerados como tal, mantendo-se porém os objetivos propostos. A análise da prática ambiental necessária para atender aos temas transversais solicitados pelos PCN's/MEC/CEF, as parcerias na educação pública e a preocupação com os problemas locais e globais, foram também objeto deste estudo. Concluiu-se que as preocupações relacionadas ao meio ambiente são constantes, porém com uma visão reducionista e desvinculada da realidade. Desta forma, é necessário que a educação evolua e aprimore os conceitos, adaptando-se para a modernidade, considerando ainda vários aspectos importantes e fundamentais à essas mudanças. Dentre eles, podemos citar: a interdependência com a economia cada vez mais globalizada, alianças com a colaboração de todos os segmentos da sociedade, grupos de pesquisas, organizações produtivas e governos, considerando-se os princípios dos recentes paradigmas da transversalidade. Somente desta forma será possível influir verdadeiramente para a mudança de atitudes, na percepção do que ocorre à nossa volta, acrescentado novos valores e, finalmente, fortalecer as políticas ambientais, cujos resultados certamente contribuirão para a formação de uma nova consciência mundial ao meio ambiente. pt_BR
dc.format.extent ii, [100] f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Educação ambiental pt_BR
dc.subject.classification Desenvolvimento sustentável pt_BR
dc.title Aprendizagem ambiental: uma abordagem para a sustentabilidade pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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