Aprendizagem mediada no curso superior seqüencial de gerenciamento de redes de computadores: um estudo de caso

DSpace Repository

A- A A+

Aprendizagem mediada no curso superior seqüencial de gerenciamento de redes de computadores: um estudo de caso

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Campos, Leonor Natividade de Medeiros pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T18:52:53Z
dc.date.available 2012-10-19T18:52:53Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 190532 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82851
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Na presente dissertação, investigam-se as relações entre a disciplina Psicologia das Organizações e a sua inserção no curso Superior Seqüencial de Gerenciamento de Redes de computadores no contexto da Educação Tecnológica; a discussão de questões didáticas e pedagógicas específicas para este segmento educacional, em que os acadêmicos valorizam as disciplinas técnicas que os certificam junto a empresas americanas em detrimento das disciplinas humanas. A metodologia proposta e utilizada, em sala de aula, pela disciplina Psicologia das Organizações entende que a aprendizagem é um processo coletivo (social) que, por isso mesmo, requer a intervenção de outras pessoas. O mediador é uma pessoa (professor ou estudante) que, intencionalmente, interfere na relação entre o estudante mediado e o conhecimento. A teoria histórico-cultural de Vygotsky oportunizou um repensar a educação sob a ótica do paradigma tecnológico, considerando a relação prática pedagógica, os vários tipos de mediação, o desenvolvimento dos processos interativos humanos e a construção do conhecimento, a partir do uso da Internet e das ferramentas tecnológicas disponíveis, tendo como pano de fundo a disciplina Psicologia das Organizações. pt_BR
dc.format.extent 118 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Ensino superior pt_BR
dc.subject.classification Análise de interação em educação pt_BR
dc.title Aprendizagem mediada no curso superior seqüencial de gerenciamento de redes de computadores: um estudo de caso pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
190532.pdf 612.4Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar