dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Campos, Leonor Natividade de Medeiros |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T18:52:53Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T18:52:53Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
190532 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82851 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Na presente dissertação, investigam-se as relações entre a disciplina Psicologia das Organizações e a sua inserção no curso Superior Seqüencial de Gerenciamento de Redes de computadores no contexto da Educação Tecnológica; a discussão de questões didáticas e pedagógicas específicas para este segmento educacional, em que os acadêmicos valorizam as disciplinas técnicas que os certificam junto a empresas americanas em detrimento das disciplinas humanas. A metodologia proposta e utilizada, em sala de aula, pela disciplina Psicologia das Organizações entende que a aprendizagem é um processo coletivo (social) que, por isso mesmo, requer a intervenção de outras pessoas. O mediador é uma pessoa (professor ou estudante) que, intencionalmente, interfere na relação entre o estudante mediado e o conhecimento. A teoria histórico-cultural de Vygotsky oportunizou um repensar a educação sob a ótica do paradigma tecnológico, considerando a relação prática pedagógica, os vários tipos de mediação, o desenvolvimento dos processos interativos humanos e a construção do conhecimento, a partir do uso da Internet e das ferramentas tecnológicas disponíveis, tendo como pano de fundo a disciplina Psicologia das Organizações. |
pt_BR |
dc.format.extent |
118 f.| il., tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Análise de interação em educação |
pt_BR |
dc.title |
Aprendizagem mediada no curso superior seqüencial de gerenciamento de redes de computadores: um estudo de caso |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |