Aprendizagem mediada no curso superior seqüencial de gerenciamento de redes de computadores: um estudo de caso

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Aprendizagem mediada no curso superior seqüencial de gerenciamento de redes de computadores: um estudo de caso

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Campos, Leonor Natividade de Medeiros pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T18:52:53Z
dc.date.available 2012-10-19T18:52:53Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 190532 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82851
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Na presente dissertação, investigam-se as relações entre a disciplina Psicologia das Organizações e a sua inserção no curso Superior Seqüencial de Gerenciamento de Redes de computadores no contexto da Educação Tecnológica; a discussão de questões didáticas e pedagógicas específicas para este segmento educacional, em que os acadêmicos valorizam as disciplinas técnicas que os certificam junto a empresas americanas em detrimento das disciplinas humanas. A metodologia proposta e utilizada, em sala de aula, pela disciplina Psicologia das Organizações entende que a aprendizagem é um processo coletivo (social) que, por isso mesmo, requer a intervenção de outras pessoas. O mediador é uma pessoa (professor ou estudante) que, intencionalmente, interfere na relação entre o estudante mediado e o conhecimento. A teoria histórico-cultural de Vygotsky oportunizou um repensar a educação sob a ótica do paradigma tecnológico, considerando a relação prática pedagógica, os vários tipos de mediação, o desenvolvimento dos processos interativos humanos e a construção do conhecimento, a partir do uso da Internet e das ferramentas tecnológicas disponíveis, tendo como pano de fundo a disciplina Psicologia das Organizações. pt_BR
dc.format.extent 118 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Ensino superior pt_BR
dc.subject.classification Análise de interação em educação pt_BR
dc.title Aprendizagem mediada no curso superior seqüencial de gerenciamento de redes de computadores: um estudo de caso pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
190532.pdf 612.4Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar