dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Almeida, Maria Suely Rodrigues |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T18:51:14Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T18:51:14Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
188228 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82847 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente dissertação constitui-se de um estudo sobre as possibilidades da escola em formar leitores críticos. Por leitor crítico, entende-se o indivíduo capaz de fazer uma leitura do mundo que o cerca, de seu tempo, de sua história contextualizada. O leitor crítico é aquele capaz de reler a mensagem, alcançar o intertexto, a metalinguagem. A formação de leitores críticos, permite vislumbrar uma sociedade com possibilidades concretas de libertar-se de ideologias de dominação, do subjugo, da exploração, da expropriação. Analisados sob a perspectiva do método em Marx, foi possível demonstrar a importância de se conhecer a dimensão social e ideológica da comunicação, o poder que esta detém de agregar, bem como de segregar pequenas e grandes parcelas da sociedade. É nesta perspectiva que se tem definido o papel da escola, enquanto aparelho ideológico contraditório, que pode instrumentalizar para vencer as barreiras da dominação, levando o indivíduo a libertar-se do poder da comunicação manipulada, ou a segregá-lo pela via da alienação. Ao analisar as respostas da pesquisa de campo, pretendeu-se estabelecer metas para a certeza de que a leitura é o processo de passar da consciência fragmentada para uma visão crítica, englobadora. É, portanto, passar da emoção para o conceito. |
pt_BR |
dc.format.extent |
ii, 82 f.| tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Comunicacao de massa na educacao |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Critica |
pt_BR |
dc.title |
Uma reflexão sobre as possibilidades de leitores críticos dos meios de comunicação de massa: tanto visuais quanto textuais |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |