Uma reflexão sobre as possibilidades de leitores críticos dos meios de comunicação de massa: tanto visuais quanto textuais

DSpace Repository

A- A A+

Uma reflexão sobre as possibilidades de leitores críticos dos meios de comunicação de massa: tanto visuais quanto textuais

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Almeida, Maria Suely Rodrigues pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T18:51:14Z
dc.date.available 2012-10-19T18:51:14Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 188228 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82847
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A presente dissertação constitui-se de um estudo sobre as possibilidades da escola em formar leitores críticos. Por leitor crítico, entende-se o indivíduo capaz de fazer uma leitura do mundo que o cerca, de seu tempo, de sua história contextualizada. O leitor crítico é aquele capaz de reler a mensagem, alcançar o intertexto, a metalinguagem. A formação de leitores críticos, permite vislumbrar uma sociedade com possibilidades concretas de libertar-se de ideologias de dominação, do subjugo, da exploração, da expropriação. Analisados sob a perspectiva do método em Marx, foi possível demonstrar a importância de se conhecer a dimensão social e ideológica da comunicação, o poder que esta detém de agregar, bem como de segregar pequenas e grandes parcelas da sociedade. É nesta perspectiva que se tem definido o papel da escola, enquanto aparelho ideológico contraditório, que pode instrumentalizar para vencer as barreiras da dominação, levando o indivíduo a libertar-se do poder da comunicação manipulada, ou a segregá-lo pela via da alienação. Ao analisar as respostas da pesquisa de campo, pretendeu-se estabelecer metas para a certeza de que a leitura é o processo de passar da consciência fragmentada para uma visão crítica, englobadora. É, portanto, passar da emoção para o conceito. pt_BR
dc.format.extent ii, 82 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Comunicacao de massa na educacao pt_BR
dc.subject.classification Leitura pt_BR
dc.subject.classification Critica pt_BR
dc.title Uma reflexão sobre as possibilidades de leitores críticos dos meios de comunicação de massa: tanto visuais quanto textuais pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
PEPS2443-D.pdf 8.247Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar