Um modelo de análise estratégica na concessão de crédito para micro e pequena empresa

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Um modelo de análise estratégica na concessão de crédito para micro e pequena empresa

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Barbetta, Pedro Alberto pt_BR
dc.contributor.author Borges, Ricardo William pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T18:44:15Z
dc.date.available 2012-10-19T18:44:15Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 192322 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82833
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho trata da formulação de um modelo de análise da posição estratégica de uma micro e pequena empresa para a linha de crédito do Programa de Geração de Emprego e Renda (PROGER), que inclui indicadores de sua capacidade competitiva, segundo as cinco forças preconizadas por Michael Porter. Inicialmente são analisadas o termos micro e pequena empresa, o ressurgimento, a importância e a dimensão competitiva na economia moderna. Procura-se ainda posicioná-las em termos de alguns países e a importância no Brasil e, ainda, a conceituação e o histórico do PROGER, linha de crédito dos bancos oficiais. Como é um modelo proposto para auxiliar a instituição financeira na tomada de decisão sobre a concessão de crédito, dá-se ênfase a uma pesquisa bibliográfica sobre a análise de crédito e o estudo das estratégias empresariais, dando maior destaque aos elementos que determinam a postura competitiva da empresa, conforme as cinco forças propostas por Porter, ou seja: barreiras de entrada, rivalidade entre os concorrentes existentes, ameaça de produtos substitutos, poder de negociação dos clientes e poder de negociação dos fornecedores. Em seguida descreve-se o modelo para concessão de crédito proposto, enfatizando a ficha de entrevista e suas implicações para qualificar a posição estratégica da empresa. A aplicação do modelo ocorre em duas amostras de empresas (aprovadas e não aprovadas para o crédito), selecionadas nas agências do Banco do Brasil da cidade de Goiânia. E, por fim, torna-se possível avaliar que o modelo proposto fornece o instrumental necessário à determinação do perfil competitivo da micro e pequena empresas, preenchendo a lacuna encontrada na metodologia de análise de crédito para a linha PROGER. pt_BR
dc.format.extent [119] f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Pequenas e medias empresas - pt_BR
dc.subject.classification Financas pt_BR
dc.subject.classification Creditos pt_BR
dc.subject.classification Credito bancario pt_BR
dc.title Um modelo de análise estratégica na concessão de crédito para micro e pequena empresa pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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