Sistema de informação em marketing como suporte ao desenvolvimento do conceito de marketing de relacionamento: um estudo de caso no auto-serviço atacadista de Florianópolis

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Sistema de informação em marketing como suporte ao desenvolvimento do conceito de marketing de relacionamento: um estudo de caso no auto-serviço atacadista de Florianópolis

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Mussi, Carlos Wolowski pt_BR
dc.contributor.author Cardoso, Renata de Quadros pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T18:43:08Z
dc.date.available 2012-10-19T18:43:08Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 190530 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82831
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como finalidade avaliar a utilidade dos subsistemas do sistema de informação de marketing como fator determinante da aplicabilidade do conceito de marketing de relacionamento adotado por uma empresa de auto-serviço do setor atacadista florianopolitano, considerando-se o primeiro semestre de 2002. Diante dos procedimentos científicos que esta pesquisa preza seguir, foi abordada como sendo teórico-empírica, de caráter exploratório, que utilizou o método descritivo de estudo de caso, com abordagem predominantemente qualitativa.Para fins desta pesquisa, utilizou-se a comunicação como método de coleta de dados primários, por se entender ser mais adequado em termos de rapidez e custos do que o método da observação. Quanto ao grau de estruturação e ao disfarce do instrumento de coleta de dados em que o método da comunicação pode diferenciar-se, para fins desta pesquisa, foi utilizado o instrumento semi-estruturado e não disfarçado. Quanto à forma de aplicação, o método da comunicação compreende entrevistas (pessoais e por telefone) e questionários auto-preenchidos. Neste sentido, o estudo valeu-se como forma de aplicação do instrumento de coleta de dados entrevistas efetuadas pessoal e individualmente. Para analisar os dados coletados, utilizou-se a análise de conteúdo que permite o estudo e o estabelecimento de categorias e a codificação de informações. O estudo efetuou, ainda, uma apresentação macroeconômica do setor atacadista com base nas informações compiladas pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), conferidas e analisadas pela AC Nielsen conjuntamente com a Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA/USP), divulgadas pela Revista Distribuição - Ranking 2002 (informações referentes a 2001). Diante dos resultados analisados nesta pesquisa, pode-se verificar que o atacado pesquisado utiliza o subsistema de relatórios internos e o subsistema analítico de apoio à decisão como suporte para a aplicação dos conceitos de marketing de relacionamento, tendo como principal estratégia os preços praticados para captação e manutenção de clientes pelo atacado. pt_BR
dc.format.extent 143 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Sistemas de informação pt_BR
dc.subject.classification Marketing - pt_BR
dc.subject.classification Serviços de informação pt_BR
dc.subject.classification Marketing de relacionamento pt_BR
dc.subject.classification Comercio atacadista pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.title Sistema de informação em marketing como suporte ao desenvolvimento do conceito de marketing de relacionamento: um estudo de caso no auto-serviço atacadista de Florianópolis pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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