O estudo das mudanças estratégicas organizacionais e seus stakeholders na empresa Divino Cardoso Campos

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O estudo das mudanças estratégicas organizacionais e seus stakeholders na empresa Divino Cardoso Campos

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cunha, Carlos Eduardo Freitas da pt_BR
dc.contributor.author Silva, Suzenir Aguiar da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T18:24:10Z
dc.date.available 2012-10-19T18:24:10Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 230719 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82794
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como objetivo mostrar as mudanças estratégicas organizacionais em uma empresa, no ramo do vestuário. O método adotado foi o estudo de caso. Os dados foram coletados e tratados de modo históricointerpretativo, com base na abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semi-estruturadas. Tendo por base o referencial teórico-metodológico adotado, foi possível recuperar grande parte da história das empresas, como também relacioná-las, sempre que possível, com os acontecimentos que ocasionaram ou interferiram para que houvesse as mudanças. As mudanças estratégicas foram analisadas empiricamente, à luz do modelo teórico de Pettigrew (1987, 1988), o qual procura relacionar três aspectos: o contexto, o conteúdo e o processo de implementação da mudança. A empresa estudada, Divino Cardoso Campos, já consolidada no mercado há mais de 29 anos, mostrou que, para atingir seu patamar atual, usou de mudanças estratégicas constantes, baseando-se principalmente nas interpretações administrativas de seu proprietário, como por exemplo: a definição do ramo de confecções como segmento de mercado; a ampliação do espaço físico das empresas; a descentralização da administração das empresas; a instalação das empresas Esquinão da Avenida, Casa e Decoração e Officer, ocasionando assim novas estratégias, como: promoções; modificações das instalações das empresas para proporcionar aos seus clientes um maior conforto; busca de melhores produtos e preços, primando pela qualidade; enfim, valorizar seus clientes e deixá-los satisfeitos. O resultado desse trabalho é visível, tanto na estrutura física como também na permanência no mercado por tantos anos. A satisfação de um cliente ao entrar em umas dessas empresas, verificando que o ambiente é confortável, o atendimento é agradável, enfim, a forma como que é tratado xvii pelos funcionários e proprietários, traz diariamente um novo ânimo para a idealização e planejamento de novas mudanças . This study aims to show strategic organizational changes in na enterprise of clothing market. The method adopted is the study of case. Data was collected and treated in a historic interpretative way, based in qualitative approach, standed by semi-structured interviews. Based in the theoretical-methodologic referential, it was possible to recover the enterprises history, as well to relate them as possible to the facts that caused or interfered in the changes. The strategic changes were empirically analysed, based in Pettigrew theoretical model (1987, 1988), that tries to relate three aspects: context, contents, and change implement process. The studied enterprise, Divino Cardoso Campos, consolidated in the market place at more than 29 years, and showed that to reach the actual range, it was necessary to apply constantly strategic changes, principally stanted by the propriator administrative in terpretation; examples: definition of clothing market as a branch of trade; ampliation of enterprise size and area; descentralized administration; the enterprise installment of ' Esquinão da Avenida', ' Casa e Decoração', and 'Officer', caising this way new strategies, as installments modifying in order to give customers comfort; looking for best produts and prices, priming in quality; at last, valuing customers and the satisfyinf of them. Results of those strategies are very seen in the whole enterprise, as much as the long remaining in market place. Customers satisfaction coming in to any enterprise, verifying its comfort and good attention of clerks and mangers, all this give daily a new animus to plan new changes. pt_BR
dc.format.extent XVIII,118 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Vestuario - pt_BR
dc.subject.classification Industria pt_BR
dc.subject.classification Desenvolvimento organizacional pt_BR
dc.subject.classification Planejamento estrategico pt_BR
dc.title O estudo das mudanças estratégicas organizacionais e seus stakeholders na empresa Divino Cardoso Campos pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
230719.pdf 2.220Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar