dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Paladini, Edson P. (Edson Pacheco) |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Moura, José Carlos Rolim de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T18:08:12Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T18:08:12Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
193850 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82765 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta um modelo de melhoria contínua dos processos, com a finalidade de facilitar a implantação da qualidade em organizações públicas. O objetivo deste modelo é verificar a aplicabilidade da qualidade através dos processos: visão contemporânea predominante no cenário empresarial. Os programas mais avançados de qualidade, como os Seis Sigma, têm como base a cuidadosa reformulação dos processos das empresas que o utilizam. O resultado esperado desta visão de processos na organização é a melhoria contínua do desempenho. O modelo de melhoria continua dos processos teve como origem às dificuldades enfrentadas na prática em levantamentos de processos, um estudo avançado do estado da arte em melhoria contínua, a reengenharia de processos e a integração destas técnicas. O modelo compõe-se de cinco fases que podem ser aplicadas de forma não-linear. Os resultados obtidos com sua aplicação apontam que apesar das dificuldades inerentes a qualquer iniciativa no setor público, os processos são o caminho mais eficaz ao estabelecimento da cultura da qualidade em organizações públicas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
148 f.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Melhoria contínua |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Serviço público |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Qualidade |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Processos de serviços |
pt_BR |
dc.title |
Um modelo de melhoria contínua de processos para o setor público |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |