O jogo das construções hipertextuais: Cortazar, Calvino e Tristessa

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O jogo das construções hipertextuais: Cortazar, Calvino e Tristessa

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Santos, Alckmar Luiz dos pt_BR
dc.contributor.author Neitzel, Adair de Aguiar pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T18:00:23Z
dc.date.available 2012-10-19T18:00:23Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 182073 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82751
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura. pt_BR
dc.description.abstract O objeto de estudo desta tese é a escrita hipertextual. Proponho o conceito de hipertexto não como um sistema específico do suporte informático, mas extensivo ao meio impresso. Demonstro através da análise de duas obras hipertextuais impressas, O jogo da amarelinha de Julio Cortázar e de As cidades invisíveis de Italo Calvino, e uma obra hipertextual eletrônica, Tristessa, que os princípios que as norteiam são similares, independentes do aparato textual. Estabeleço, assim, uma relação de paridade entre os hipertextos digitais e os impressos analisando como se constitui a hipertextualidade em cada caso. Esta vai nascendo no processo de escrever e se concretiza na leitura relacional, logo sua multiplicidade é gerada em parte pela estrutura da narrativa e da linguagem e, em parte pela atuação do leitor. Todavia, a autonomia dada ao intérprete cada caso. Esta vai nascendo no processo de escrever e se concretiza na leitura relacional, logo sua multiplicidade é gerada em parte pela estrutura da narrativa e da não se restringe à liberdade de interpretação, mas à intervenção na forma de composição. A literatura hipertextual é vista enquanto processo que se constrói mediante as intervenções do leitor, o texto visto como produtividade, algo que está por ser feito. A hipertextualidade redefine a textualidade literária, alterando a concepção de texto, escrita e leitura, o que nos leva à discussão sobre os processos de leitura e de escrita. pt_BR
dc.format.extent VIII313f| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Internet (Redes de computadores) pt_BR
dc.subject.classification Intertextualidade pt_BR
dc.subject.classification Sistemas de hipertexto pt_BR
dc.subject.classification Interatividade pt_BR
dc.title O jogo das construções hipertextuais: Cortazar, Calvino e Tristessa pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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