Propósitos da interlocução textual: o papel da tecnologia da informação no processo de produção de textos

DSpace Repository

A- A A+

Propósitos da interlocução textual: o papel da tecnologia da informação no processo de produção de textos

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rosa, Silvana Bernardes pt_BR
dc.contributor.author Pinheiro, Magna Carla pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T17:47:41Z
dc.date.available 2012-10-19T17:47:41Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 191798 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82729
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Partindo dos pressupostos que o processo de produção de conhecimento passa necessariamente pela produção e recepção de textos, e que tal conhecimento é produzido através de processos informativos, nos quais o sujeito do conhecimento interage com textos (ou dados) dando-lhes significado dentro de um contexto definido por um sistema. Pôde-se verificar que o uso de novas tecnologias cria novas condições para a sua produção, deixando assim de ter uma conotação estritamente instrumental para constituir-se como um fator determinante do processo. Este trabalho foi desenvolvido a partir da observação de questionários e análise das produções textuais de alunos do curso de Relações Públicas do Unicentro Newton Paiva, turmas manhã e noite no primeiro semestre letivo de 2002. A metodologia empregada conduziu a que os alunos produzissem textos tanto de forma manuscrita quanto eletronicamente através da utilização de um editor de textos. Todos os trabalhos dos alunos foram avaliados através de uma grade de correção única, com o intuito de garantir uma transparência ao processo de avaliação. Os dados decorrentes da pesquisa mostram que a utilização da tecnologia no processo de produção de textos/conhecimento pode criar alguns desafios para a universidade contemporânea, pois se torna necessário repensar o espaço da sala de aula, desenvolver metodologias mais adequadas ao funcionamento de um grupo sob tais condições, bem como redefinir as categorias de avaliação utilizadas pelos professores. pt_BR
dc.format.extent 132 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Produção de textos pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia da informação pt_BR
dc.subject.classification Linguagem pt_BR
dc.title Propósitos da interlocução textual: o papel da tecnologia da informação no processo de produção de textos pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
PEPS2836-D.pdf 3.339Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar