dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Selig, Paulo Mauricio |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Coral, Eliza |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T17:33:42Z |
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dc.date.available |
2012-10-19T17:33:42Z |
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dc.date.issued |
2002 |
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dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
189235 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82705 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
As regras de competição mundial para as corporações estão se tornando cada vez mais acirradas. A inserção de empresas nacionais, principalmente de países em desenvolvimento, no mercado globalizado exige tecnologia, excelente padrão de qualidade e produtos com alto valor agregado. Além disto, a crescente preocupação mundial com a escassez dos recursos naturais disponíveis, com as conseqüências negativas que o sistema produtivo vem causando ao meio ambiente natural e, com as enormes diferenças sociais existentes, fazem com que a sociedade pressione as empresas para que estas passem a assumir a sua responsabilidade social e ecológica no desenvolvimento sustentável do planeta. Neste ambiente altamente competitivo, é preciso planejar o desenvolvimento futuro das organizações para que possam, não apenas sobreviver, mas ser capazes de crescer, preparando-as para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Porém, os modelos de planejamento estratégico existentes enfatizam principalmente as questões econômicas, relegando a segundo plano, as questões ecológicas e sociais, que devido ao cenário apresentado, precisam ser incorporadas na gestão estratégica das organizações. O presente trabalho apresenta um modelo de planejamento estratégico para a sustentabilidade das organizações empresariais, enfocando o seu desenvolvimento econômico, ambiental e social. Para isto, evidencia as carências dos modelos tradicionais frente às questões ambientais e sociais, identifica a complementaridade entre os modelos de planejamento estratégico e estratégia ambiental, apresenta uma nova metodologia de diagnóstico estratégico, relaciona a variável ambiental e a variável social com as estratégias de negócios e indicadores de desempenho, apresenta um método para determinar o grau de sustentabilidade das organizações e uma análise de convergência estratégica. O modelo proposto tem por objetivo contribuir para o alcance do desenvolvimento sustentável das organizações empresariais, tendo sido aplicado e testado através de um estudo de caso em uma empresa com duas plantas do setor coureiro. |
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dc.format.extent |
ii, 275 f.| il., tabs., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Gestão de empresas |
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dc.subject.classification |
Planejamento estrategico |
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dc.subject.classification |
Aspectos ambientais |
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dc.subject.classification |
Planejamento estrategico |
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dc.subject.classification |
Aspectos sociais |
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dc.subject.classification |
Desenvolvimento sustentável |
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dc.subject.classification |
Responsabilidade social |
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dc.subject.classification |
Planejamento empresarial |
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dc.title |
Modelo de planejamento estratégico para a sustentabilidade empresarial |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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