A equipe desportiva enquanto uma organização que aprende

DSpace Repository

A- A A+

A equipe desportiva enquanto uma organização que aprende

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Zanelli, Jose Carlos pt_BR
dc.contributor.author Cadori, Aluizia Aparecida pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T17:29:33Z
dc.date.available 2012-10-19T17:29:33Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 193586 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82698
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. pt_BR
dc.description.abstract O principal objetivo desse estudo consistiu em identificar e analisar as características e os processos de aprendizagem de uma equipe desportiva segundo a teoria das organizações que aprendem, orientadas pelo conteúdo das idéias de Peter Senge. Para atender aos objetivos propostos, adotou-se um método de pesquisa predominantemente qualitativo, o qual sustenta a configuração deste trabalho: um estudo de caso do tipo descritivo e exploratório. A coleta de conteúdos foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas. Posteriormente, as informações foram analisadas com base na técnica da análise de conteúdo. A estruturação de tais informações deu-se em conformidade com sete categorias: maestria pessoal, modelos mentais, aprendizagem individual, aprendizagem em equipe, aprendizagem organizacional, visão compartilhada e pensamento sistêmico, subsidiadas pelos indicadores para análise, que estão relacionados aos objetivos do estudo. Os resultados desses procedimentos revelaram que a equipe desportiva possui como principal característica a valorização do indivíduo e do seu bem estar físico e psicológico. Independente do segmento ou da posição que ocupam, todos são tratados com respeito. Constantemente, são trocadas opiniões sobre os trabalhos realizados e sobre a estratégia a ser utilizada contra seus adversários no momento dos jogos, sempre respeitando uma hierarquia, necessária para o sucesso dos trabalhos. Sobre o processo de aprendizagem, observou-se que o aprendizado individual ocorre pelo esforço e caminhos utilizados por cada indivíduo, conduzidos pelo treinador e auxiliados pelos colegas de equipe. Constatou-se que a equipe aprende, preferencialmente, com os seus acertos, mas que o aprendizado com os seus erros surtem, apesar de difícil, um resultado positivo. Quanto ao aprendizado com os erros e acertos das equipes adversárias, estes não são maiores do que os apreendidos por si mesma. A equipe enquanto uma organização, se encontra à frente no modo de pensar, de compartilhar seus conhecimentos, no uso da tecnologia a favor do seu desempenho, e na percepção sobre a necessidade de um aperfeiçoamento e treinamentos constantes. A equipe em estudo pode deixar como aprendizado às organizações a capacitação como uma forma de competitividade, um meio de superar os medos e os obstáculos, e a real necessidade de todos os integrantes da equipe estarem imbuídos em uma mesma meta. pt_BR
dc.format.extent 247 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem organizacional pt_BR
dc.subject.classification Esportes - pt_BR
dc.subject.classification Organizacao e administracao pt_BR
dc.subject.classification Jogos em grupo pt_BR
dc.subject.classification Trabalho em equipe pt_BR
dc.title A equipe desportiva enquanto uma organização que aprende pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
193586.pdf 993.4Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar