dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Maya, Paulo Cesar da Cunha |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Pimentel, Flávia |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T17:23:22Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T17:23:22Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
193585 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82687 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente dissertação avaliou a atitude do consumidor viciado em Internet para com as compras virtuais e dissonância cognitiva. Trata-se de uma pesquisa no campo de estudo do comportamento do consumidor, do tipo qualitativa e quantitativa, realizada com alunos das primeiras fases dos cursos de graduação em administração e computação da UFSC/2002.1, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Tem por objetivos: pesquisar atributos salientes de compras virtuais; descrever o perfil dos usuários da Internet, por variáveis de segmentação demográficas selecionadas, e uso de cartão de crédito; pesquisar conhecimentos e hábitos de uso da Internet; avaliar a atitude e hábitos de consumo, em relação às compras virtuais; investigar, dentre os usuários da Internet, quem pode ser considerado viciado em Internet, e seu nível de vício; descrever o perfil do viciado em Internet e seus hábitos de uso de cartão de crédito; investigar atitude e hábitos de consumo do viciado em Internet, em relação à compras virtuais; avaliar a atitude do consumidor para com as compras virtuais; avaliar a atitude do consumidor viciado em Internet para com as compras virtuais; pesquisar a ocorrência de dissonância cognitiva quanto ao consumidor estudado e suas compras virtuais; pesquisar a ocorrência de dissonância cognitiva quanto ao viciado em Internet e suas compras virtuais; descrever a relação entre atitude do consumidor viciado em Internet para com as compras virtuais e dissonância cognitiva. Para avaliar atitude utilizou-se o Modelo de Fishbein e outras técnicas estatísticas auxiliares. Para avaliar vício em Internet utilizou-se critérios da Psicóloga Kimberly Young (1998), que são adaptados dos mesmos critérios para diagnosticar problemas com álcool e drogas. Os resultados confirmaram a hipótese levantada, concluindo-se que a atitude do consumidor viciado em Internet para com as compras virtuais tende a ser favorável, ao mesmo tempo em que ocorre dissonância cognitiva. Entre as descobertas destaca-se a presença de 8,33% alunos considerados viciados em Internet e, apesar de apenas 2,21% dos alunos precisaram de ajuda no momento, 20,45% estão tendo problemas freqüentes por causa da Internet e deveriam considerar o amplo impacto que ela tem causado em suas vidas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
174 f.| il., tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Administração |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Comércio eletrônico |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Consumidores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Atitudes |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Internet (Redes de computadores) |
pt_BR |
dc.title |
Relação entre atitude do consumidor viciado em internet para com as compras virtuais e dissonância cognitiva: uma pesquisa qualitativa e quantitativa |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |