Análise da "cola" no processo ensino-aprendizagem

DSpace Repository

A- A A+

Análise da "cola" no processo ensino-aprendizagem

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira, Sonia Maria pt_BR
dc.contributor.author Freitas, Eugênio Prado de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T15:24:51Z
dc.date.available 2012-10-19T15:24:51Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 191508 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82477
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa aborda o fenômeno "cola" no ensino superior e suas implicações nos procedimentos pedagógicos, tomando como referência para análise a atividade acadêmica no curso de Psicologia de um Centro Universitário de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os comportamentos de alunos que "colam" neste espaço, em situações formais de avaliação da aprendizagem, foram observados porque se considera que a transmissão e a apropriação do conhecimento, como produto sócio-histórico, são marcados pela particularidade dos sujeitos envolvidos nesse processo. A partir da perspectiva sociointeracionista e considerando a dimensão ética das relações humanas, trabalhou-se com conceitos relacionados à área de educação presencial, à de educação a distância e à Psicologia, que serviram de guia para o estudo. Utilizando-se de questionário estruturado, o enfoque priorizou as questões referentes a ocorrência do fenômeno "cola" e associações possíveis à relação professor-aluno em situações de ensino-aprendizagem. Os dados apresentam a posição dos entrevistados frente ao fenômeno, permitindo uma análise sobre as mudanças subjetivas ao longo da vida escolar e acadêmica dos mesmos, bem como uma aproximação a outros pesquisadores do campo da avaliação educacional. pt_BR
dc.format.extent 79 f.| grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title Análise da "cola" no processo ensino-aprendizagem pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
191508.pdf 304.6Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar