Estratégias de logística em uma empresa do setor automobilístico: o caso da Volkswagen-Audi no período 1996-2001

DSpace Repository

A- A A+

Estratégias de logística em uma empresa do setor automobilístico: o caso da Volkswagen-Audi no período 1996-2001

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Borenstein, Carlos Raul pt_BR
dc.contributor.author Langendyk, Adriano pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T15:10:42Z
dc.date.available 2012-10-19T15:10:42Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 227601 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82450
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa descreve e analisa um processo de adaptação estratégica, compreendendo as mudanças organizacionais da empresa Volkswagen-Audi no período de 1996 a 2001. O trabalho é realizado através de entrevistas com funcionários da empresa, utilizando a metodologia de Pettigrew, qualitativa, de abordagem humanista. O objetivo foi compreender as mudanças na perspectiva dos atores. O primeiro período foi caracterizado pela implantação da empresa e de estratégias planejadas. Identificou-se a necessidade de adaptações durante essa fase, levando em consideração variáveis externas e aspectos culturais. O segundo foi pautado pela consolidação da estratégia de exportação do Golf, o que provocou um certo grau de desnacionalização de componentes. A estratégia, além de atender ao compromisso assumido com o Regime Automotivo, veio a compensar uma redução das vendas ocorridas no mercado interno. No terceiro período a logística interna passou por uma reestruturação administrativa e operacional. O desenvolvimento dos fornecedores nacionais foi enfatizado devido à necessidade de nacionalização das peças e componentes. A prestação de serviços de operações portuárias em Paranaguá para outras montadoras foi uma oportunidade de negócio para o grupo Volkswagen, através da Volkswagen Transport. Foram identificadas as principais estratégias logísticas adotadas no período estudado, sendo de grande valia para futuros projetos de implantação de empresas. pt_BR
dc.format.extent xix, 173 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Logistica empresarial pt_BR
dc.subject.classification Industria automobilistica pt_BR
dc.title Estratégias de logística em uma empresa do setor automobilístico: o caso da Volkswagen-Audi no período 1996-2001 pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
227601.pdf 1.083Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar