dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Borenstein, Carlos Raul |
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dc.contributor.author |
Langendyk, Adriano |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T15:10:42Z |
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dc.date.available |
2012-10-19T15:10:42Z |
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dc.date.issued |
2002 |
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dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
227601 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82450 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
Esta pesquisa descreve e analisa um processo de adaptação estratégica, compreendendo as mudanças organizacionais da empresa Volkswagen-Audi no período de 1996 a 2001. O trabalho é realizado através de entrevistas com funcionários da empresa, utilizando a metodologia de Pettigrew, qualitativa, de abordagem humanista. O objetivo foi compreender as mudanças na perspectiva dos atores. O primeiro período foi caracterizado pela implantação da empresa e de estratégias planejadas. Identificou-se a necessidade de adaptações durante essa fase, levando em consideração variáveis externas e aspectos culturais. O segundo foi pautado pela consolidação da estratégia de exportação do Golf, o que provocou um certo grau de desnacionalização de componentes. A estratégia, além de atender ao compromisso assumido com o Regime Automotivo, veio a compensar uma redução das vendas ocorridas no mercado interno. No terceiro período a logística interna passou por uma reestruturação administrativa e operacional. O desenvolvimento dos fornecedores nacionais foi enfatizado devido à necessidade de nacionalização das peças e componentes. A prestação de serviços de operações portuárias em Paranaguá para outras montadoras foi uma oportunidade de negócio para o grupo Volkswagen, através da Volkswagen Transport. Foram identificadas as principais estratégias logísticas adotadas no período estudado, sendo de grande valia para futuros projetos de implantação de empresas. |
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dc.format.extent |
xix, 173 f.| il., grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Logistica empresarial |
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dc.subject.classification |
Industria automobilistica |
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dc.title |
Estratégias de logística em uma empresa do setor automobilístico: o caso da Volkswagen-Audi no período 1996-2001 |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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