A deficiência na acessibilidade e desenvolvimento do surdo na universidade

DSpace Repository

A- A A+

A deficiência na acessibilidade e desenvolvimento do surdo na universidade

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rodriguez Martins, Alejandro pt_BR
dc.contributor.author Garcia, Lilian Moreira pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T15:05:05Z
dc.date.available 2012-10-19T15:05:05Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 196367 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82440
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho reúne em um único documento as abordagens pedagógicas utilizadas na educação do surdo. O estudo se inicia através da indução do pesquisador a entender o significado da ação educativa, o que é a educação? Ao se chegar a uma definição própria, particular, deve-se perguntar. Este objetivo, quando se trata do surdo, esta sendo alcançado de maneira satisfatória?Ao se analisar os dados estatísticos oficiais, a resposta é não. Faz-se uma coletânea, resumida, sobre as técnicas de ensino utilizadas em nossas escolas de primeiro, segundo e terceiro graus. "Viaja-se" através do behaviorismo de Skinner ao construtivismo de Piaget, da estimulação do comportamento a motivação ao aprendizado, até chegarmos a Guillon, Mirshawka ,que define a maneira como se aprende, e finalmente Gardner com a "Teoria das Inteligências Múltiplas". No capítulo seguinte apresenta-se a história dos surdos, onde retrata-se o preconceito sofrido, e o seu avanço através dos séculos. Inicia-se uma coletânea a respeito das técnicas/metodologias pedagógicas utilizadas na alfabetização do deficiente auditivo, apontou-se que o bilingüismo como a corrente mais aceita na atualidade. Continuando os estudos, escolhe-se o universo a ser "explorado". Os surdos inseridos nas universidades da região metropolitana de Curitiba. Na análise dos dados, obtidos a partir dos estudos de caso, comprova-se a característica visual para aprendizagem, como se preconiza, porém observa-se em alguns casos uma diferença percentual pequena quanto a característica cinestésica. Baseado nestes dados, são apresentas idéias, relativas a educação do surdo, tais como: comportamento do professor, educação a distância, confecção das aulas utilizando diferentes técnicas, procurando trabalhar as diferentes inteligências com vistas a acelerar o processo de adaptação do surdo no sistema educacional. pt_BR
dc.format.extent 127 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Surdos - pt_BR
dc.subject.classification Educacao pt_BR
dc.subject.classification Educação especial pt_BR
dc.title A deficiência na acessibilidade e desenvolvimento do surdo na universidade pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
196367.pdf 1.018Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar