A busca de um enfoque psico-filosófico e social no ensino de arquitetura e urbanismo

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A busca de um enfoque psico-filosófico e social no ensino de arquitetura e urbanismo

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira, Alice Theresinha Cybis pt_BR
dc.contributor.author Parreiras, Fernanda Villefort pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T14:53:58Z
dc.date.available 2012-10-19T14:53:58Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 196365 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82420
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O tema desta dissertação se dá pela investigação da abordagem humana interpessoal cliente/ usuário/ arquiteto existente no ensino de Arquitetura e Urbanismo. Os objetivos apontam na direção de demonstrar a importância de uma visão psico-filósofica e social na formação do arquiteto-urbanista. A partir das necessidades espaciais humanas e características existenciais do espaço, foram demonstradas as dimensões fenomenológicas e comportamentais que envolvem este processo. Baseando-se neste ponto e buscando subsídios na psicologia, tem-se a exploração do desejo como elemento norteador do produto arquitetônico e demonstrada sua importância no contexto educacional dentro dos cursos de Arquitetura e Urbanismo. A amostragem foi realizada nas Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais através de uma seleção disciplinar baseada nas ementas de cada instituição e posterior questionamento junto a cada professor responsável. O resultado concluiu a deficiência existente neste tipo de abordagem e também a inexistência de conteúdos baseados na psicologia para interpretação e modelagem do desejo. A pesquisa demonstra desta forma a necessidade de inserção de uma visão psico-filosófica e social como suporte teórico na concepção do projeto arquitetônico, visto que ao egressar a universidade o aluno se depara com o cliente / usuário e seus desejos à espera de uma interpretação para posterior concretização em forma arquitetônica. pt_BR
dc.format.extent 105 f.| grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Arquitetos pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Relações humanas pt_BR
dc.subject.classification Clientes - pt_BR
dc.subject.classification Contatos pt_BR
dc.title A busca de um enfoque psico-filosófico e social no ensino de arquitetura e urbanismo pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
196365.pdf 426.6Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar