Um estudo sobre o incentivo e desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, através da estratégia de resolução de problemas

DSpace Repository

A- A A+

Um estudo sobre o incentivo e desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, através da estratégia de resolução de problemas

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Specialski, Elizabeth Sueli pt_BR
dc.contributor.author Vasconcelos, Marcelo Camargos de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T14:53:25Z
dc.date.available 2012-10-19T14:53:25Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 195597 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82419
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho descreve uma pesquisa participativa sobre a criatividade matemática e o desenvolvimento do raciocínio lógico de alunos de 8ª série/Ensino Fundamental, no que diz respeito à resolução de problemas heurísticos. O trabalho está fundamentado na teoria interacionista de Piaget e nos estudos de criatividade e resolução de problemas, desenvolvidos por DANTE (1988,1989). Apresenta-se caminhos alternativos de se criar condições na sala de aula de Matemática para que a criatividade aflore e se desenvolva, através da resolução de problemas que exijam o pensamento lógico do aluno. Também é apresentada uma proposta de ensino de Matemática, onde a resolução de problemas, convenientemente desenvolvida, pode contribuir para incentivar e desenvolver a criatividade dos alunos, tornando a prática educativa matemática mais significativa. pt_BR
dc.format.extent x, 81 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino de primeiro grau pt_BR
dc.subject.classification Alunos pt_BR
dc.subject.classification Desempenho pt_BR
dc.subject.classification Criatividade pt_BR
dc.subject.classification Raciocinio pt_BR
dc.subject.classification Matematica pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.title Um estudo sobre o incentivo e desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, através da estratégia de resolução de problemas pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
195597.pdf 1.215Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar