dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Specialski, Elizabeth Sueli |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Vasconcelos, Marcelo Camargos de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T14:53:25Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T14:53:25Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
195597 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82419 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho descreve uma pesquisa participativa sobre a criatividade matemática e o desenvolvimento do raciocínio lógico de alunos de 8ª série/Ensino Fundamental, no que diz respeito à resolução de problemas heurísticos. O trabalho está fundamentado na teoria interacionista de Piaget e nos estudos de criatividade e resolução de problemas, desenvolvidos por DANTE (1988,1989). Apresenta-se caminhos alternativos de se criar condições na sala de aula de Matemática para que a criatividade aflore e se desenvolva, através da resolução de problemas que exijam o pensamento lógico do aluno. Também é apresentada uma proposta de ensino de Matemática, onde a resolução de problemas, convenientemente desenvolvida, pode contribuir para incentivar e desenvolver a criatividade dos alunos, tornando a prática educativa matemática mais significativa. |
pt_BR |
dc.format.extent |
x, 81 f.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino de primeiro grau |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Alunos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Desempenho |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Criatividade |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Raciocinio |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Matematica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.title |
Um estudo sobre o incentivo e desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, através da estratégia de resolução de problemas |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |